Principais tendências da moda durante a pandemia
Primeiramente, tendência agora traz um significado muito mais importante e de evolução comportamental que vai além das aparências. Eu aposto que você vai gostar dessas principais tendências da moda durante a pandemia! Principalmente se você é uma miga que busca ser livre, atualizada e consciente do seu impacto a caminho da dominação mundial!
Tendências da moda durante a pandemia
Temos acompanhado muitas mudanças de consumo e comportamento em diversas áreas desde que a pandemia nos trouxe ao isolamento social. Assim como outros mercados estão sentindo a necessidade de se adaptar para não ficarem para trás, na moda isso não seria diferente. E para você não ficar por fora, separamos algumas tendências da moda que nasceram ou se fortaleceram durante a pandemia.
Moda e Sustentabilidade vem pra ficar
As inovações no slow fashion, que já era uma tendência em crescimento, agora estão ganhando mais força! O público está despertando para suas reais prioridades e refletindo sobre um consumo sustentável e consciente.
Consciência sustentável
Um desses exemplos foi o recém lançamento da Puma, marca que sempre nos traz criações esportivas tecnológicas, em parceria com a First Mile Impact, empresa sustentável que apoia as microeconomias em comunidades subdesenvolvidas no Haiti e Honduras. Juntas, elas criaram uma coleção em que dizem não se tratar apenas de transformar o plástico em produto e, sim, na união das pessoas por um impacto social em torno de promover decisões e mudanças.
Outra ação onde moda, tecnologia e sustentabilidade deram as mãos para uma boa causa foi no lançamento da campanha #damyllerpelofuturo onde a marca de roupas Damyller apresentou ‘‘O Jeans do Futuro” com a mensagem ”práticas sustentáveis são essenciais, assim como o jeans”. A campanha conta com peças sustentáveis em todos os seus processos e matérias primas, reduzindo o impacto de substâncias nocivas na natureza e o consumo de energia.
O futuro da tecnologia na moda é agora
A tecnologia nas vestimentas já estão por aí faz um bom tempo! Atualmente, em meio a uma pandemia, os wearables têm expandido seu uso cada vez mais entre seus consumidores, se aprimorando e adaptando às necessidades atuais das pessoas. Um bom exemplo é a criação de alguns acessórios que estão sendo utilizados como aliados na luta do controle e prevenção do COVID-19.
Moda e suas inovações tecnológicas
Alguns médicos em San Francisco/EUA receberam da empresa Oura, alguns smarts rings: anéis com função de monitorar a temperatura corporal e batimentos cardíacos. Essas invenções de vigilância biométrica vêm sendo testadas, assim como também as de rastreamento, através de aparelhos que tenham o objetivo de monitorar outras pessoas que já testaram positivo para o teste do COVID-19.
Com o avanço da tecnologia e as necessidades de adaptação vindo com força nesses tempos de quarentena, os desfiles de moda também tiveram os seus updates: migraram para o digital. Um grande exemplo foi o desfile da marca Hanifa Bridal, do Congo, criada por Anifa Mvuemba, que inovou usando modelos 3D no lançamento da sua mais nova coleção e transmitindo ao vivo em seu Instagram.
”A gentileza, beleza, história, atitude, majestade, força poder e esperança do espírito congolês inspiraram esta coleção. Ao criar cada peça, lembrei-me das histórias que minha mãe me contou sobre as mulheres que conheceu no Congo.”
Anifa Mvuemba
Mas, no caso de Anifa, seu trabalho levou cerca de meses de desenvolvimento quando fora lançado em meio a pandemia. Porém, fica como uma iniciativa para muitas outras marcas também começarem a adaptar nas apresentações de seus desfiles.
A liberdade como nova moda
Dizer que moda é comportamento e tendência é a inclinação da maioria das pessoas para explicar comportamentos e hábitos. Durante a pandemia, esse conceito vem se desfeito cada vez mais e aberto espaço a um novo e mais livre entendimento do significado real da Moda. Vou te explicar porque.
Você é sua própria referência
Com o isolamento social, nossas referências não estão expondo seus looks por aí, nossos desfiles e coleções não estão mais acontecendo e o que se prevalece agora é o sentimento de liberdade que esses novos tempos têm trazido! Visto que estamos nos redescobrindo e reinventando nesse período, quando pudermos sair novamente, não estaremos preocupados em vestir o que está em alta, vamos querer usar aquilo que nos faz sentir confortáveis, livres e que nos faz sentir nós mesmos!
Comunidade é audiência, comunicação e sobrevivência
Ter uma comunidade engajada e que se sinta livre para interagir, virou prioridade para muitas marcas de moda que despertaram para a importância da mesma ao notar que outros mercados estavam crescendo com essa forma de comunicação e relação com seu público.
Em outras palavras, a comunidade traz força para a marca, impulsiona seus valores e seus projetos. Sabendo o que sua comunidade anda fazendo, quais os projetos que ela tem e como você pode agregar à sua marca, é o que te fará crescer cada vez mais!
Apoie a sua gangue local
Por fim, nunca foi tão necessário usar a criatividade para sobreviver. Nos últimos meses, nasceram muitos empreendedores locais em diversas áreas. Na moda, pudemos ver a abertura de muitas lojas digitais, brechós e pessoas começando a costurar para produzir e vender máscaras. Até os crochês voltaram!
Logo, apoiar os pequenos empreendedores da sua região, comprando ou divulgando, traz um sentimento de maior conexão e união. Esse consumo mais consciente e humanizado vai ser algo que permanecerá para o pós pandemia também!
Dessa forma você entende que moda vai muito além de look do dia! Ela está ligada diretamente ao comportamento, tecnologia, sustentabilidade e consumo. Também tem ligação com os nossos sentimentos e o que queremos mostrar para o mundo.
Enfim, novas tendências sempre surgirão e estarei por aqui para compartilhar com vocês! Espero que tenha gostado desse conteúdo! Até o próximo post.