7 dicas importantes para trabalhar em casa
Se você começou a trabalhar em casa recentemente ou se já trabalha há algum tempo, percebeu que não é tão fácil como as pessoas falam, né? A rotina no home office exige ainda mais organização para manter a produtividade. Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar, confira abaixo!
1. Tenha um planejamento
Desde já, crie uma lista de tarefas com tudo que você precisa fazer durante a semana. Essa lista vai servir como um guia para você não perder tempo com coisas que não são essenciais e, com ela, você terá mais clareza sobre demandas e tarefas.
Após criar a lista, distribua as tarefas nos dias e horários que você dedicou para trabalhar, assim terá um planejamento prático.
2. Organize-se
A partir da lista de tarefas e planejamento diário, organize as outras áreas da sua vida como, por exemplo, a rotina de casa, filhos e estudos. É muito importante você ter mapeado além das tarefas do trabalho esses outros afazeres que você precisa se dedicar. Ou seja, entenda como pode ter um momento para cada responsabilidade em sua rotina e estabeleça um plano para cumprir.
3. Execute
Nesse sentido, com a lista de tarefas e seu planejamento pronto, comece a executar todos os pontos que você se propôs. Nesse momento é considerável observar o tempo dedicado para cada serviço e como é sua produtividade, assim, avalie se você performa melhor na parte da manhã ou noite e como você consegue alocar as atividades para esses períodos.
4. Tenha um local de trabalho
Logo, não precisa ser algo glamouroso, mas precisa ser funcional para você! Preste atenção na cadeira, mesa e equipamentos que você utiliza para trabalhar em casa e principalmente, em sua postura. Você precisa se sentir confortável para realizar suas entregas. Assim, é essencial ter um lugar para executar seu trabalho em algum cômodo de sua casa que seja limpo e organizado.
5. Mantenha a disciplina
Da mesma forma que você criou um planejamento e tem claro os momentos de trabalho, você precisa executar o que colocou e manter a constância de seguir a rotina que você criou. Constância é hábito e, segundo estudos, um hábito leva em média 23 dias para ser adquirido. Sendo assim, mantenha-se firme em seus objetivos.
6. Encontre um apoio
Muitas vezes, na rotina corrida ou nos momentos de conflito, você pode se sentir perdida sobre trabalhar em casa e como lidar com tantas coisas. Quando isso acontecer, você precisa buscar um ponto de apoio para refletir e tomar impulso novamente. Esse apoio pode vir de pessoas confiáveis próximas de você ou até daqueles sonhos que você tem em seu caderno e precisa realizar. Lembre-se dos seus porquês.
7. Cuide de você
Por fim, além da parte técnica e das entregas, não esqueça de separar um momento para cuidar de você. É muito importante se priorizar para produzir com qualidade. Separe um momento para exercícios físicos diários, estudos e alimentação saudável e também estabeleça limites para trabalhar com momentos de pausa e descanso.
Portanto, que tal pegar as 7 dicas acima e aplicar de acordo com sua realidade nessa semana? Apesar de serem dicas mais pontuais você pode adaptar em sua rotina e trabalhar em casa de um jeito bacana. Aproveite também para indicar para uma amiga esse post.
Partiu dominação mundial? Um beijo e até o próximo post.