Espanha: Sustentabilidade e empreendedorismo andando juntos
Sustentabilidade é uma palavra tão usada nos últimos anos que acabou perdendo a devida importância. Para ser mais exata, só em português ela foi usada 3,5 milhões de vezes no Instagram.
Primeiramente, vou te contar aqui o porquê da sustentabilidade ser um tema tão importante para você, empreendedora. Assim, vou contar a história de algumas mulheres incríveis na Espanha que estão fazendo a diferença nesse setor.
A origem do empreendedorismo sustentável
Apesar de parecer algo recente, a ideia de desenvolvimento sustentável foi proposto em 1972 na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em Estocolmo, na Suécia. Segundo a organização, desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer a capacidade do planeta para atender as futuras gerações.
Porém, isso não significa que você precisa esquecer o lucro, miga. O objetivo do empreendedorismo sustentável é justamente unir o foco econômico com ações que buscam o bem-estar social e ambiental.
3 benefícios de ter a sustentabilidade como pilar de negócio
Além de ajudar o meio ambiente e garantir que as gerações futuras tenham um planeta habitável, deixo aqui algumas razões para tornar o seu negócio sustentável.
1. Mercado em ascensão
Uma pesquisa do Mercado Livre realizada entre junho 2019 e maio de 2020 mostrou um crescimento de 55% na busca por produtos sustentáveis na América Latina. Só no Brasil, 1,4 milhão de usuários optaram por produtos dessa categoria. Além disso, a pandemia evidenciou a importância da sustentabilidade e foi um catalisador para essa mudança nos hábitos de consumo. De acordo com a pesquisa, o total de usuários que visitaram a seção de produtos sustentáveis no Brasil duplicou de março para maio de 2020. O número de compradores totais da categoria cresceu 100%, enquanto o de novos compradores avançou 130% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
2. Redução de custos
Muita gente ainda acredita que adotar hábitos sustentáveis é obrigatoriamente mais caro e inatingível, mas isso não é necessariamente verdade. Os benefícios da sustentabilidade são colhidos a longo prazo, por isso você deve começar hoje. A redução de água, conservação de energia, gerenciamento de resíduos e maior eficiência na hora de utilizar recursos são alguns dos itens que podem gerar economia. Além disso, investir em práticas sustentáveis faz com que a cultura da sua empresa também seja impactada, motivando os funcionários a desperdiçarem menos. Por fim, há também benefícios fiscais que o governo oferece a empresas que adotam práticas sustentáveis, sendo elas ambientais ou sociais.
3. Maior conexão com o seu público
Não preciso nem dizer que levantar bandeiras é algo essencial para o seu negócio. Se o seu conteúdo for raso e você ficar em cima do muro em relação a temas que são importantes para a sua audiência, você nunca terá uma comunidade que ama e apoia a sua marca. Mas isso não significa apoiar temas apenas por modinha, miga. Você tem que realmente acreditar e lutar por eles. Além da Moving, claro, outra pessoa que dá um show de posicionamento é a Selena Gomez, tem um texto incrível sobre ela aqui.
Em relação à sustentabilidade, os consumidores estão cada vez mais críticos e atentos na hora de comprar um produto ou serviço. A busca por empresas que se comprometem com o meio ambiente é crescente e você não pode ficar fora dessa.
O desenvolvimento sustentável na Espanha
A Espanha é o país no mundo com mais Reservas da Biosfera protegidas pela UNESCO. Essas reservas são zonas compostas por ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, que promovem soluções para conciliar a conservação da biodiversidade, com o seu uso sustentável, desenvolvimento econômico, pesquisa e educação, sendo assim considera locais de apoio à ciência a serviço da sustentabilidade. Então, não preciso nem dizer a importância que a sustentabilidade tem na cultura do país.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo AECOC, já se foi o tempo em que os consumidores se deixavam levar apenas pelo preço, promoções e uma embalagem atrativa; atualmente, quase metade dos espanhóis (44%) penaliza marcas que não consideram sustentáveis. Vamos, então, analisar duas empreendedoras espanholas pra você se inspirar.
Adriana Uribesalgo, fundadora da Ekomodo
A espanhola nascida em San Sebastian fundou em 2018 a empresa de moda sustentável, Ekomodo.
Para Adriana a sustentabilidade não é uma onda, mas sim um tsunami que veio para ficar. A economia circular é uma grande oportunidade de empreender com propósito, gerando o máximo de valor econômico, social e ambiental. Em apenas 2 anos a empresa já conta com 120 funcionários e ganhou uma série de prêmios na Europa.
Julia Varela, fundadora da Marcas de Puta Madre e The Pistachio Hub
A empreendedora espanhola, que é especialista em sustentabilidade alimentar e inovação, fundou esse ano, junto com outros colegas, a plataforma digital #marcasdeputamadre. O projeto foi lançado através da sua agência de publicidade The Pistachio Hub com o objetivo de apoiar empresas de pequeno e médio porte que estão passando por um momento difícil com a crise do coronavírus.
A Pistachio Hub busca trabalhar com marcas alinhadas com o seu propósito: criar um futuro melhor para o planeta e aqueles que vivem nele. Por isso, a agência, que foi criada há menos de um ano, trabalha apena com marcas sustentáveis.
Bom, miga, acredito que já ficou clara a importância da sustentabilidade para o seu negócio. O primeiro passo você já deu: se informar sobre o assunto. Mas se quiser se aprofundar, o blog da Moving tem uma categoria só falando de sustentabilidade. Incrível, né? Então, corre pra ler.
Un beso!
E até o próximo post!