Top

Positividade nas cores do ano da Pantone

Desde 1999, a Pantone anuncia qual será a cor do ano seguinte quando o final do ano se aproxima. Visto que 2020 foi um ano bem atípico (e coloca atípico nisso!) a empresa decidiu eleger não só uma, mas duas cores do ano de 2021: Ultimate Gray, um tom de cinza; e Illuminating, um tom de amarelo. A união dessas duas cores representa uma “luz no fim do túnel”. Ou seja, miga, a ideia foi trazer positividade nas cores do ano da Pantone para esses tempos tão difíceis.

Mas afinal, o que é Pantone?

A Pantone é uma empresa norte-americana criada no início dos anos 60. Nessa época, não existiam tonalidades suficientes para gerar uma cor específica. Por isso, havia muitos erros de cores nas impressões. Pensando nisso, a empresa desenvolveu um sistema de organização de cores, conhecido como Pantone Matching System (Escala de Cores Pantone). O objetivo era diminuir as variações erradas das cores.

Desde então, o sistema é amplamente utilizado em todos os setores que trabalham com cores. Aliás, se pararmos para reparar, até as cores de tinta para parede têm um código Pantone. Inclusive, esses mesmos códigos são utilizados em programas gráficos como Photoshop, por exemplo. Em outras palavras, esse sistema foi essencial para que houvesse uma padronização das cores em geral. Atualmente, a Pantone é mundialmente conhecida e seu sistema amplamente utilizado pela indústria gráfica e têxtil.

Sistema de Classificação de Cores Pantone / Fonte: agenciasalt.com.br

Muito além de um sistema de cores

Porém, não é só isso, miga! A Pantone também fundou o Pantone Color Institute. A ideia é oferecer um serviço de consultoria para designers e marcas em relação às cores. Dessa forma, o serviço de consultoria da Pantone começou a ser utilizado por empresas de diversos segmentos direcionando as criações e criando cores customizadas. Aliás, um exemplo muito conhecido disso, é a Tiffany e seu famoso tom de azul. Outro exemplo clássico são os Minions, personagens dos filmes Meu Malvado Favorito, onde o amarelo foi desenvolvido exclusivamente para eles.

Outro setor importante da empresa é a Pantone Universe e seus produtos licenciados. São canecas, cadernos, caixas e outros artigos com a marca Pantone. Essa foi uma forma inteligente e estratégica da marca para atingir outros públicos.

Positividade nas cores do ano da Pantone
Amarelo Minion criado pela Pantone
Positividade nas cores do ano da Pantone
Produtos Pantone/Fonte: Blog luxe4home.com.br

Ano novo, cor nova

O anúncio da cor do ano pela Pantone é sempre muito aguardado por diversos setores, como moda, decoração, design industrial e design gráfico. E é claro que essa escolha não é feita de forma aleatória ou sem critérios. Aliás, é exatamente o contrário. São meses investidos em pesquisas culturais e tendências, além de um estudo baseado na psicologia das cores. Sim, miga, existe todo um trabalho complexo e minucioso antes de anunciar uma nova tonalidade. É, portanto, uma escolha muito criteriosa, uma vez que ela terá uma ampla influência na indústria em geral.

Mensagem positiva na cor Pantone 2021

Dessa vez, a escolha foi inédita! A decisão foi eleger duas tonalidades para representar o ano de 2021, Ultimate Gray e Illuminanting. Duas cores completamente opostas, um tom de cinza e um tom de amarelo, respectivamente. Contudo, segundo a Pantone, a união delas traz uma mensagem de força e positividade.

“A seleção de duas cores independentes evidencia como diferentes elementos se unem para expressar uma mensagem de força e esperança que é duradoura e edificante, transmitindo a ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, mas de mais de uma. A união do cinza duradouro Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela fortaleza. Prática e sólida como uma rocha, mas ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e elevados; e isso é essencial para o espírito humano. “

Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute
Positividade nas cores do ano da Pantone
Cores do ano 2021 / Fonte: pantone.com

Portanto, miga, depois de tudo o que aconteceu no ano de 2020, a decisão da Pantone sobre a escolha das cores foi acertiva, não acha?

Positividade nas cores do ano da Pantone

Aliás, se quiser saber mais sobre novas cores Pantone, leia esse post.

Taurina, designer e mãe empreendedora expatriada em Lisboa. Desde 2016 na gringa, cursou mestrado em design e trabalhou na 3M, ambos em Milão. Infoprodutora, ajuda mães empreendedoras a melhorar a comunicação visual dos seus negócios. Além disso, é responsável pela comunicação do Bolei, estúdio de design sustentável fundado em 2012 com seu sócio e marido, Victor Mascarenhas.

Post a Comment