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Tela de celular mostra ícone do Twitter

Tudo sobre Twitter para Negócios e Marcas

O Twitter é uma rede social criada em 2006, mas que em 2020 é mais usada do que nunca. Tá bom, eu sei que talvez você ainda não esteja lá porque, apesar de muito usada atualmente, ainda é mais utilizada por quem já a conhece desde sempre, né? E se você está aqui agora lendo esse post é porque, provavelmente, AINDA não faz parte dessa galera ou não conhece o Twitter para Negócios e Marcas.

Antecipadamente, me deixa te atualizar sobre o que rola no Twitter: lá as pessoas compartilham em tempo real suas ideias, opiniões, sentimentos e pensamentos sobre TUDO (qualquer coisa mesmo), da maneira mais livre, desprendida de pudores e real que se possa imaginar, como não fazem em quase nenhuma outra rede social – acredite! Por saber disso vou te contar tudo sobre Twitter para Negócios e Marcas e listei aqui razões pelas quais a sensação de proximidade, intimidade e a conexão que esta rede social permite entre seus usuários vai te fazer sair daqui correndo para criar um perfil para a sua marca!

Mulher diz que ela é legal apenas no twitter.

O timing do Twitter é impressionante

Antes de mais nada, sejamos honestas: toda empreendedora digital compreende o quanto as coisas acontecem numa velocidade incrível na internet! Frequentemente e muito rapidamente surgem assuntos e discussões que regem todo o nosso trabalho, influenciam na nossa comunicação e fazem uma enorme diferença na nossa produção de conteúdo. E, definitivamente, tudo acontece primeiro no Twitter, das notícias aos memes, tudo mesmo! Saber tudo sobre Twitter para Negócios e Marcas certamente te permitirá estar inserida nesse timing e te colocará à frente da concorrência sempre. Ser atualizada é um pré-requisito para ter negócios interessantes no cenário digital. É a principal forma de manter o seu conteúdo atrativo. Falar do que está acontecendo AGORA, usar a linguagem que a sua audiência conhece e usa HOJE gera uma conexão empolgante. A Moving Girls é prova disso. O timing é absoluto por aqui!

Apesar dos poucos caracteres, a comunicação no Twitter é direta e sincera

A forma como os usuários se expressam no Twitter só acontece lá. Dessa maneira, em nenhuma outra rede social a comunicação é tão transparente. Em outras palavras: não existem pudores, não existem preocupações com métricas, estética, planejamento, enfim, tudo o que existe é essência. Imagine um espaço onde você pode ser 100% você mesma e falar sobre qualquer coisa com uma linguagem absolutamente sua! Esse lugar é o Twitter! Agora imagina ter o seu negócio, a sua marca, nesse nível de relacionamento com os seus consumidores! Assim, mais do que a relação de compra e venda, você cria um sentimento de pertencimento, de comunidade.

Você não só posta, também acompanha

Sob o mesmo ponto de vista, fica evidente que a comunicação sincera é uma via de mão dupla: serve para você e para sua audiência. Assim como a sua persona te acompanha na comunicação, o Twitter te permite, também, acompanhar em tempo real todas as impressões e sensações do seu público e consumidores sobre a sua marca, serviços e produtos e ainda sobre outras marcas, serviços e produtos num mesmo cenário. Dessa forma usar como ferramenta o Twitter para o seu negócio ou marca te possibilita traçar estratégias para estar sempre alinhada com as expectativas da audiência e de potenciais consumidores.

No Twitter proximidade é pertencimento

Nesse sentido, fica claro a proximidade gerada pela rede social entre seus usuários, afinal essa é uma marca do espaço: todo mundo no Twitter conversa como amigos íntimos. Use isso a seu favor e divida a sua história, participe de desafios gerados na rede e crie desafios para conhecer melhor o seu público. Dessa forma é possível ter sua marca cada vez mais envolvida com o seu público-alvo e clientes.

O Twitter é mais ação e menos planejamento

Certamente você já percebeu que nessa rede social as informações chegam na velocidade da luz. Da mesma forma, passam extremamente rápido também. Citei anteriormente o quanto isso é positivo para te manter atualizada e, além disso, é importante similarmente porque não exige um planejamento extenso para a presença de marca nesse espaço. Abaixo vou te mostrar os principais recursos sobre Twitter para marcas e te ajudar a usá-los da melhor maneira do seu negócio digital.

A thread

Thread. Fonte: Moving Girls.

Finalmente, vamos aos recursos! A rede social permite usar até 280 caracteres por tweet, mas a melhor parte é que: nas situações em que se tem muita coisa para falar ou uma história para contar, a plataforma possibilita conectar vários tweets formando o que chamamos de thread, uma sequência de publicações que se completam, até concluir uma ideia. As threads são úteis para:

  • Dar sentido e contextualizar uma publicação anterior;
  • Contar uma história;
  • Ensinar algo em tópicos:
  • Reaproveitar um conteúdo através do “retuíte”;
  • E até corrigir um errinho de escrita cometido em alguma publicação.

Retweet e compartilhamento

Para compartilhar as tendências dentro e fora da plataforma, o Twitter possui esses dois recursos. Dentro da plataforma usa-se o retweet, é uma forma de compartilhar na sua linha do tempo algo que você viu e, de alguma forma, se identificou. Já para enviar conteúdos para outras pessoas ou ainda compartilhar em outras redes, o aplicativo facilita por meio do link ou da opção de compartilhamento.

Retweet. Fonte: Moving Girls

Recursos novos

O site também tem como recursos o uso de enquetes, a possibilidade de inserção de links – diferente do Instagram, que não deixa links nas legendas e não disponibiliza essa inserção nos stories para contas com menos de 10 mil seguidores – e a maior novidade: o áudio!

Link inserido no tweet. Fonte: Moving Girls

O mais incrível é que NENHUMA dessas ferramentas requer, necessariamente, um planejamento prévio ou uma preocupação com questões de vaidade, tudo o que importa no Twitter é: ser e fazer! O recurso de áudio, por exemplo, libera a publicação de até 140 segundos de gravação de voz. A mensagem aparece na linha do tempo com a foto de perfil do usuário, e o melhor: permite que você continue rolando o feed sem interromper a reprodução. Nessa ferramenta você pode contar situações cotidianas e trazer a audiência para os seus bastidores, de maneira leve e descontraída; pode, também, consultá-los sobre uma ideia, gerar expectativa sobre uma novidade da sua marca e até responder questionamentos de forma menos formal e mais solta. Enfim, as possibilidades são muitas!

Em conclusão, listei algumas das melhores ferramentas do Twitter principalmente com a intenção de te mostrar o quanto cada uma delas é interessante para gerar identificação e aproximar, ainda mais, a comunicação da sua marca com a sua persona. Use-as de formas criativas para estar por dentro dos conteúdos que são tendências, conectada com o público do seu negócio e desenvolver a sua comunidade! Arrasa, miga!

Criadora de conteúdo, popularmente conhecida como “blogueirinha”, mas A BLOGUEIRINHA mais legal que você conhece, defensora de bandeiras e pautas femininas, empreendedora por instinto e agora MOVING GIRL

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