Conheça os seus consumidores do futuro
Pois é, miga, nos tempos em que o mundo parece um lugar tão estranho, pode ser difícil imaginar como será o futuro. E para quem empreende, então, é mais incerto ainda. Por isso, eu trouxe essa matéria da WGSN para te ajudar a entender um pouco mais e para que você conheça os seus consumidores do futuro e saiba como adaptar e melhorar o seu negócio para eles.
Principais sentimentos dos consumidores do futuro
Primeiramente, para entendermos quais são os 3 novos tipos de consumidores que teremos com essas diversas mudanças que a pandemia nos trouxe, precisamos compreender antes de tudo, miga, quais são os sentimentos deles agora:
- Medo: um unificador global, da ansiedade ecológica à incerteza financeira, agora também com o contágio emocional que foi amplificado pela pandemia.
- Sociedade dessincronizada: a semana de trabalho padrão, em que você trabalha das 9h às 17h por cinco dias da semana, perdeu seu domínio. Isso deu lugar à dessincronização e ao colapso das comunidades devido à falta de interação humana consistente.
- Resiliência equitativa: como a resiliência está conduzindo à positividade tóxica, levando os consumidores a buscar aceitação emocional e gravitar no sentido de dedicar tempo para sentir.
- Otimismo radical: como o otimismo não é desagradável – é rebelde e, em tempos de incerteza, é uma escolha corajosa.
Os consumidores novos otimistas
A princípio, sendo um dos futuros perfis de consumidores, eles estão sendo movidos pela positividade para enfrentar o medo com alegria. Sendo assim, a mentalidade de sua comunidade se concentra em parabenizar aqueles que estão mudando em tempos difíceis. Com isso, refeições experimentais, exposições interativas e cultura colaborativa crescerão à medida que esse grupo dedicar tempo para celebrar conquistas, grandes ou pequenas.
Dessa forma, as marcas podem investir nesses consumidores ajudando-os em sua missão de espalhar alegria, alcançar a igualdade e redefinir estereótipos.
Os consumidores colonos
Ao mesmo tempo, em que uma geração cuja cultura de ‘agitação’ e o ‘trabalho’ levaram ao esgotamento em massa, os colonos, compostos pela geração Y e pela geração X, estão desesperados para restabelecer seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Com isso, as empresas estão desenvolvendo iniciativas para ajudar seus funcionários, orientando-os, então, a se desconectarem totalmente com o objetivo de otimizar sua produtividade e aumentar o tempo que podem gastar em casa.
As marcas podem apelar para esse grupo de consumidores alinhando-se às plataformas de comércio social na forma de colaborações de caridade ou queda limitada de produtos.
Os consumidores estabilizadores
Certamente, os consumidores estabilizadores priorizam a estabilidade em todos os aspectos de suas vidas em reação à dessincronização e sentimentos de incerteza crônica. Logo, eles querem experiências simplificadas de varejo, comércio calmo e um relacionamento tranquilizador com as marcas.
Sendo assim, as marcas podem, ainda, com os avanços tecnológicos adaptar a esses consumidores, plataformas de comércio mais simples, objetivas e práticas.
O que os consumidores querem nesse futuro próximo?
Nesse sentido, qualquer lugar do mundo em que você se encontra, os consumidores estão começando a pensar no que vem a seguir: o que eles querem experimentar? O que eles querem fazer? Com o que eles querem se tratar? Quais produtos tornarão o “próximo normal” mais gratificante?
E tendo em vista que, por um tempo, ainda estaremos limitados a prática de algumas atividades, sabemos que a volta será gradativa. Então, você, miga empreendedora, terá que se colocar como consumidora num primeiro momento para entender quais serão as necessidades e desejos futuros.
Com toda certeza, podemos dizer que haverá um maior contato com a natureza e com o que é natural. Por exemplo, muitos já sentem a necessidade de ar fresco e céu azul, e procurarão se reunir ao ar livre para refeições compartilhadas em pequenos grupos, além de viagens próximas para cidades praianas, ou cachoeiras e rios, já que as viagens ao exterior ainda serão difíceis. Vale pensar também nos cuidados com a saúde da pele que sofrem com a luz azul a que estamos acostumados agora com o home office.
Então, aí vão algumas dicas para se atentar: piquenique sustentável e carrinhos de bar ao ar livre, trajes de banho que possam ser reutilizados para além da praia, maquiagem que bloqueie as luzes azuis na nossa pele. Todas essas necessidades e desejos podem se tornar ou se adaptar aos seus negócios, viu!
Como atrair os consumidores de volta à sua loja?
Visto que, estamos bem longe do ”novo normal”: como as marcas inovadoras esperam levar os seus consumidores de volta aos seus estabelecimentos? Eventualmente, com o momento em que estamos vivendo, os consumidores têm buscado atividades nos espaços públicos. Assim, espera-se que esses espaços forneçam um pouco de alegria como uma fuga das manchetes sombrias sobre as segundas ondas e recessões.
Outra sugestão são as filas e máscaras com as quais devemos nos acostumar: ideias que podem ajudar você, miga empreendedora, a adaptar no seu negócio. Assim como, restrições ao uso de vestiários em lojas de roupas ou menus em restaurantes, e etc. E se tudo isso puder ser entregue com uma sensação de esperança renovada e conforto, em termos de designs e, é claro, serviço, então, bem provavelmente seus consumidores serão atraídos para fora de casa.
Portanto, podemos ver, que novos comportamentos estão se formando e impulsionarão o futuro. E vale dizer, que apesar das mudanças que virão, uma coisa que permanecerá a mesma ou até mais forte, é a conexão humana! Logo, as interações diárias são necessárias. Sendo assim, miga, vá e conheça os seus consumidores do futuro e busque entender as necessidades deles e traga um trabalho mais humanizado para seus negócios.
Tradução livre de WGSN Insider com comentários da autora.
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