Top
Empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital: ideias para começar hoje

Miga, é real, estamos na era do conhecimento na internet e para entrar no game do empreendedorismo digital não tem hack nem atalho! É muita ralação sim, já que administrar um negócio online exige um gole de ousadia e força na peruca.

O que é esse tal de empreendedorismo digital

Em primeiro lugar, ser parte do movimento do empreendedorismo digital é ter uma empresa com ideias inovadoras e estabelecida puramente na internet. Porém, muita gente pensa que ter um negócio digital é ter um perfil no Instagram, mas a verdade vai muito além disso.

Quando você compartilha seus talentos e o que você tem de melhor utilizando plataformas eletrônicas; quando o seu trabalho causa impacto na sua comunidade, isso sim é o real empreendedorismo digital. 

Definitivamente a Internet veio para ficar e isso está ainda mais claro nesse ano de COVID-19. Ela já faz parte do nosso dia a dia e vai continuar fazendo. Em outras palavras, ela é nosso presente e nosso futuro, e está em constante desenvolvimento, ou seja, você ainda tem várias possibilidades e oportunidades para começar um negócio digital do zero.

Como saber se você é uma empreendedora digital

Antes de tudo, você sabe que é uma empreendedora digital quando liga o f*da-se para o que os outros pensam e para o que os eles esperam de você. Simultaneamente, você sabe que empreender é o caminho que você escolheu para a sua realização pessoal. Ao mesmo tempo, você tem noção de que ele está cheio de riscos, mas também sabe que é durante essa trajetória que você se encontra e nesse meio tempo ainda deixa uma pegada positiva no mundo.

Por outro lado, começar um negócio digital do zero é um desafio, é ter que fazer o que tem que ser feito com as ferramentas que você tem ao seu alcance. Em suma, empreender na internet é dia após dia acreditar na sua capacidade de superar os obstáculos e contornar as pedras do percurso.

Como começar um negócio on-line do zero

Logo, miga, você já sabe que não existe fórmula mágica para ter um negócio de sucesso. Como diz a Camila Vidal, é ralação de c* na ostra mesmo! Mas antes que você se descabele, trouxe aqui no blog Moving Girls conhecimento para você saber por onde começar.

1. Autoconhecimento

Sim, se conheça, miga. Desde já, tenha clareza de quais são suas habilidades, seus talentos e o que você tem a oferecer para o mundo. Contudo, se isso parece algo muito difícil para você, lá no Instagram eu sempre compartilho conteúdo sobre autoconhecimento e as ferramentas que eu uso no meu dia a dia. Tenho certeza de que vai te ajudar.

2. Mercado

Do mesmo modo, estude o seu mercado para entender qual é a necessidade/desejo que a sua comunidade tem e que o seu negócio é capaz de atender. Sendo assim, suas chances de alcançar o sucesso aumentam. É como ter um GPS com informações sobre seu público, principais segmentos, a concorrência, os desafios, as oportunidades e até o comportamento de compra dos seus clientes em potencial.

3. Comunicação

Aprenda a escrever. Se por acaso você, assim como muitas pessoas, tem aquele trauma de escola e fica na crença limitante de que não consegue, calma! Procure entender como funcionam as técnicas de copy! São bem mais simples do que você imagina! Saiba que são os seus textos e a sua comunicação que vão gerar conexão e consequentemente vendas!

4. Autoridade

Você manja muito de algo! Disso eu não tenho dúvida! Por isso faça um levantamento daquilo que você mais ama e mais entende na vida! Se você é aspirante a algo, mergulhe fundo sem medo de ser feliz, pois quando você se torna uma autoridade, você é a primeira pessoa a ser lembrada na cabeça da sua tribo!

5. Overdelivery

Vá além das expectativas! Miga, não me entenda mal, isso não quer dizer que você tem que dar ou fazer um monte de serviços para o seu cliente! É no sentido de agregar mais valor ao que você já faz, seja e-commerce ou prestação de serviços. Pode ter certeza de que isso encanta as pessoas e é uma ótima oportunidade de plantar boas sementes no solo do empreendedorismo digital.

O que você precisa para empreender na internet

Assim de antemão, você sabe quanto custa abrir uma empresa digital, financeiramente falando? Sim, miga, é mais baixo do que você imagina. Porém, você precisa entender que o couro come e que tem dias que seu negócio vai exigir muito do seu físico, em outros momentos ele exige do seu mental, do seu emocional e às vezes tudo junto. Contudo, se você está lendo esse post até aqui é porque você quer dominar o mundo também que eu sei. Então vamos continuar!

Além disso, da parte humana, o seu negócio é digital e vai precisar de 3 equipamentos básicos: 

  • Computador;
  • Internet;
  • Smartphone.

Por último, falando de miga para miga, por experiência própria, o seu negócio digital deve:

  • Ser algo com o qual você se sinta bem e útil para trabalhar;
  • Conter a soma das suas melhores habilidades e talentos;
  • Trazer positividade para as pessoas e algo que elas pagariam para ter.

Ideias de negócios digitais para você começar hoje

Vamos lá, miga! Chegou a hora de meditar, sintonizar com a sua essência e decidir sobre o seu negócio digital. Preparei uma lista com algumas ideias, além de plataformas, ferramentas e dicas para você começar a tirar esse projeto do papel ainda hoje.

Essa meditação é especial para alinhar e realinhar o seu negócio à sua essência

Empreender na internet com serviços

Muitos serviços podem ser desenvolvidos num ambiente remoto. Em outras palavras, já não existe mais a necessidade de ficar presa a um escritório e com isso ter mais liberdade e flexibilidade. Entre eles estão as atividades de:

  1. Administradora
  2. Advogada
  3. Contabilidade
  4. Professora
  5. Tradutora
  6. Consultora
  7. Coach
  8. Instrutora
  9. Analista de dados
  10.  Especialista em SEO
  11.  Social media
  12.  Produtora de conteúdo
  13.  Podcaster
  14.  Blogger
  15.  YouTuber
  16.  Designer gráfico
  17.  Infoprodutora
  18.  Assistente virtual

Enfim, a lista continua. Porém, se o seu negócio está online, mas não está nessa lista, me avisa!

Plataformas e sites para conseguir os primeiros clientes

Fiverr
Upwork 
Facebook groups
Comunidades no Telegram
Comunidade Moving Girls

Plataformas para vender infoprodutos

Amazon
Hotmart
Coursera

Plataforma para site e blog

WordPress

Ferramentas para conferências

Skype
Zoom
Whereby
Google Meeting

Ferramentas para pagamento e recebimento

PagSeguro
PayPal

Empreender na internet com e-commerce

Da mesma forma, se abrir uma loja é o que você sempre quis, não deixe que nada te impeça! Atualmente, você nem precisa ter uma loja física. Agora que sou mãe, compro as minhas roupas (leia-se uniforme do home office) de uma marca que eu amo e que é exclusivamente digital. Existe um depósito super grande e um time super atencioso fazendo o negócio dar certo na Internet.

Trabalhar com produtos físicos sempre demanda um pouco mais de recursos e planejamento, todavia é uma boa sacada quando você tem o tino para a coisa. Além de contar com algumas ferramentas bem bacanas disponíveis para os níveis mais diferenciados de conhecimento digital.

Plataformas de vendas de produtos físicos

Shopify
IG Store
FB Store
WhatsApp Business
Elo 7

Por fim, miga, não importa se você escolheu prestar serviços ou vender produtos físicos (ou um mix dos dois). O que interessa é arregaçar as mangas e botar a mão na massa.

Assim, transmita ao mundo a sua paixão. Seja persistente e resiliente para quebrar as barreiras que surgem, pois, quando você realmente quer algo não há nada que possa impedi-la de ter todo o sucesso do mundo.

Em conclusão, se o ano de 2020 te fez perder a estabilidade que você acreditou que tinha, agradeça muito, pois é agora que você vai deslanchar o seu negócio digital f*da com a sua cara e a sua essência!

Você já nasceu pronta, não deixe que ninguém te diga o contrário!

Eu escrevo sobre como ter um negócio f*da e uma vida leve.

Post a Comment