Marketing de Autoridade: o que é e quais os benefícios?
Você já analisou as pessoas das quais você admira e consequentemente compra algum produto? Grande parte delas têm características muito semelhantes que podem ser resumidas em um método: marketing de autoridade.
Em outras palavras, os profissionais que investem em autoridade conquistam credibilidade e aumentam sua visibilidade, gerando forte impacto da marca pessoal nas estratégias de negócios.
O que é Marketing de Autoridade?
Marketing de Autoridade, ou Authority Marketing, é o processo de posicionar uma pessoa como autoridade no seu nicho de atuação, com o objetivo de torná-la referência para o seu público de interesse.
O objetivo de trabalhar a autoridade em profissionais é aumentar as chances de converter audiência em possíveis clientes ou compradores. Portanto, o método acelera a conquista da confiança. Nesse caso, as pessoas passam a consumir o que você oferece pelo que você é, não pelo seu produto em si.
Quem pode ser autoridade?
Autoridades são pessoas que detém grande credibilidade e um alto número de visibilidade tanto na internet quanto fora dela. Cada nicho de mercado possui suas autoridades e engana-se quem pensa que esse método só funciona com celebridades.
Pode ser uma autoridade qualquer pessoa que têm excelência e paixão em determinado assunto e queira usar isso como motor econômico. Mas, por outro lado, é necessário clareza, autoconhecimento e responsabilidade para trabalhar com o Marketing de Autoridade.
Um fator determinante para o traçar as estratégias para se tornar autoridade é ser especialista em algo, um generalista dificilmente consegue se tornar autoridade sem se posicionar em um nicho determinado antes.
Por que investir em Marketing de Autoridade?
Assim como o marketing pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida, o Marketing de Autoridade funciona como o coração de qualquer profissional que queira monetizar seu conhecimento. Ou seja, você não precisa mais insistir para vender. A venda é uma consequência da autoridade que construiu advogando pelo sucesso das pessoas que te acompanham.
É possível vender sem ter autoridade? Sim. Por exemplo, vamos pensar em vendedores ambulantes de metrô. Eles vendem seus produtos, porém, precisam oferecer repetidas vezes. Se um desses vendedores construirem autoridade, o processo da venda é quase que instantâneo. Deste modo, são as pessoas que procuram para comprar de tal vendedor.
Em outras palavras, o grande objetivo do Marketing de Autoridade é reduzir o ciclo de vendas. Portanto, enquanto antes você precisava anunciar incansavelmente seu produto, com autoridade você só precisa informar. São as pessoas que te procuram para saber o que você tem para oferecer/vender.
Já dizia o grande publicitário Dan S. Kennedy, “a verdade simples é que, se você não estiver deliberando, sistemática, metodicamente – ou de maneira rápida e dramática – se estabelecendo como uma Autoridade, pelo menos para sua clientela e mercado-alvo, estará dormindo ao volante, ignorando o que está alimentando toda a economia ao seu redor, negligenciando o desenvolvimento de um ativo mensurável e valioso”.
Se você se interessou pelo assunto e quer aumentar sua credibilidade e visibilidade, faça o teste para saber em qual nível de autoridade você está e baixe o Check Up especial que preparei pra você!
Karoline
Perfeito 😀 tenho a Moving Girl como inspiração total de autoridade e a cada dia sinto que estou conseguindo construir a minha dentro da minha área. Thanks Carol :*
Moving Girls
OMG, migaaaa! Depois conta pra gente como tá sendo esse processo, vamos amar saber disso tudo 💋