Social Listening: aprenda a ouvir seus consumidores
Antes de mais nada, esse artigo está uma delícia de ler e até ouvir! Afinal, vamos conversar sobre social listening, também conhecido como escuta social. E é nesse momento que você fica assim, miga:
Mas, calma! Sei que talvez você nunca tenha ouvido esse termo na sua vida empreendedora, por isso vou explicar tudinho e mostrar qual é a importância de incluir a escuta social na sua estratégia de marketing digital. Vem e arrasa!
O que é escuta social?
Acredito que o sonho de toda empreendedora seria ter acesso às opiniões mais íntimas de seus clientes sobre a sua marca, produtos e concorrentes, não é? Atualmente, com o social listening a gente chega perto disso.
Apesar de parecer difícil, essa ação é extremamente importante para sua marca, porque é totalmente estratégica. Trata-se de analisar todas as interações e menções sobre o seu negócio nos meios digitais, muito além das mídias sociais, e entender o impacto que ela tem sobre a sua empresa.
Diferente do monitoramento, essa ação não depende das ações feitas pelos usuários em tempo real, contudo é possível entender a escuta social como um complemento do monitoramento de mídias sociais. Porém, além de monitorar comentários e responder perguntas que chegam nas suas mídias sociais, com a escuta é possível extrair dados e informações valiosas, vindos de seus usuários para incluí-los na sua estratégia digital.
Por que é tão importante o social listening?
A partir das ferramentas de escuta social, é possível identificar quais são os conteúdos mais populares da sua marca, os influenciadores que podem ser relacionados a ela, possíveis problemas ou tendências que podem surgir e melhorias que devem ser inseridas na estrutura da empresa.
Além disso, elas também são utilizadas para identificar os canais digitais em que seu público está, o que estão dizendo e no que está interessado. Essas ferramentas também podem ser utilizadas para identificar o quão eficazes estamos sendo nessas mídias.
Como aplicar o social listening na prática?
O social listening envolve um processo que vai além de visualizar e responder às notificações que chegam nas mídias sociais em que sua marca está. Afinal, já vimos que envolve todos os meios digitais, através de menções, tópicos, discussões e palavras-chave relevantes para a sua marca.
E como aqui na Moving nós damos o caminho das pedras, os tópicos abaixo mostram o passo a passo para arrasar na escuta social:
1. Monitorar
Antes de tudo, o início da jornada começa com o monitoramento: nós analisamos o que estão dizendo através das menções, grupos de discussão, palavras-chave relacionadas à marca. Também monitoramos onde eles estão, onde essas conversas acontecem e o que estão fazendo.
2. Ouvir
Logo depois de coletar tantos dados, é o momento de realmente ouvir o que eles estão dizendo, lembre-se de focar nos clientes que realmente importam. Não, isso não significa que você vai ouvir só o que lhe agrada, mas todas as informações que aparecem repetidamente, ditas por mais de uma pessoa.
3. Interpretar
Interpretar a fundo o que eles estão dizendo ou querendo dizer é importante. Nesse tópico você vai verificar possíveis tendências e entender quais melhorias eles buscam.
4. Transformar
Enfim, chegou a hora da power ranger morfar ou do pókemon evoluir (meu deus, que referências), de pegar todos esses dados e transformá-los em bons resultados para sua empresa. Não esqueça de mostrar os processos de mudança, falar o que influenciou, e a importância das opiniões de seus consumidores.
E miga, você precisa se importar com essas opiniões, afinal o que move sua empresa além da sua motivação, são seus clientes.
Por último, para complementar essa leitura indico o livro Branding Digital. Quero ver você e sua empresa arrasando no digital, combinado?