Top

Story Pin: A novidade do Pinterest

Seguindo as tendências das outras redes sociais, o Pinterest lançou no Brasil a função Story Pin. Assim como já acontece no Instagram, no WhatsApp, no Twitter, no LinkedIn e até no Twitter, agora o Pinterest entrou para a febre dos stories. Mas, diferenciado como só o Pinterest pode ser, ele traz o Story Pin com funcionalidades bem diferentes dos seus concorrentes.

Story Pin: A novidade do Pinterest

O Story Pin já vinha sendo testado em versão Beta nos Estados Unidos, e está chegando para as contas Business do Brasil agora em janeiro de 2021. Por isso, se a funcionalidade ainda não apareceu na sua conta, fica calma, miga! Ela está sendo implementada e em breve todas as contas do Pinterest para Negócios poderão usá-la.

O diferencial

O Pinterest tem uma legião de fãs, que amam a plataforma justamente pela sua forma diferenciada ser. E com o Story Pin não poderia ser diferente. Indo contra a necessidade de informação instantânea na internet, o Story Pin não desaparece em 24 horas, como é nas outras redes sociais. Se pensarmos que o Pinterest é utilizado por usuários que buscam os mais diversos tipos de inspirações, faz todo o sentido ter um formato de conteúdo diferenciado, mas que não tenha a avidez e urgência de um story que some em um dia.

E as funções que os usuários amam no Pinterest irão se manter no Story Pins. Eles podem ser salvos em pastas, assim como os demais formatos de pins. O que diferencia um Story Pin de um Pin comum é que na parte superior do pin aparecerá um ícone e um número mostrando a quantidade de Stories daquele pin.

Crie seus Story Pins de forma estratégica

Vale lembrar o mantra: crie conteúdo com base no que faz sentido para o seu negócio, mas também que concorde com o seu público e com a plataforma que vai utilizar. Entenda que no Pinterest os usuários fazem mais o estilo “slow blogging”, pensando mais na profundidade do conteúdo do que na rapidez – mesmo que esse conteúdo seja apenas uma foto.

Outro fator a levar em consideração é a questão do áudio. Os usuários do Pinterest não costumam aumentar o volume na plataforma. Então não faz sentido você postar um vídeo falando algo, como é comum no Instagram, por exemplo. Se quer aproveitar a funcionalidade, porém sem deixar que o usuário perca alguma informação importante, invista em textos e sobreposições nas imagens e no caso de áudio, use músicas.

Ainda vale muito a pena continuar investindo pesado no Pinterest para levar tráfego para o seu blog. Logo, com tantas novidades e as tantas possibilidades de testes para ver o que funciona ou não, é imprescindível que você faça o acompanhamento das métricas de engajamento.

O que postar no Story Pin

Você pode usar o novo formato, do Story Pin para diversos tipos de conteúdos. Algumas ideias são compartilhar uma sequência de um determinado assunto, seguindo uma linha de raciocínio, fazer mini vídeos tutoriais, receitas, DIY, compartilhar imagens sobrepostas por textos… enfim, as possibilidades são infinitas, basta ser criativa, miga!

Use os últimos Story Pin para fazer CTA para ir para o seu perfil, para um site, para salvar o Pin, etc. Do ponto de vista do usuário, as interações são feitas através de reações bem parecidas com o Facebook – emojis para reações de “boa ideia”, “amor”, “obrigado”, “uau” e “há-há”. Também é possível fazer comentários ao Story Pin, apesar de não ser muito usual no Pinterest.

Story Pin: A novidade do Pinterest

Como Criar um Story Pin

O Story Pin, só está disponível para contas comerciais.

Um Story Pin pode ter até 20 slides de vídeo, foto ou texto. Cada slide de Story Pin de vídeo deve ter até 60 segundos.

  • Você pode criar um Story Pin, clicando na opção (+) do aplicativo ou do site e optar por Story Pin ou Pin de História;
  • O formato mais adequado é 1080 x 1920 pixels ou formato 9:16 apesar de não haver restrições de tamanho;
  • Se for criar um pin de receita, aparecerá um quadro para inserir os ingredientes;
  • Já se for criar um pin de artesanato ou DIY, aparecerá um quadro para inserir os materiais;
  • Agora, se for criar outros conteúdos, opte por “outras coisas” e o quadro de informações ficará em branco;
  • Use a caixa de texto para colocar um título ao Story Pin – você também pode acrescentar textos aos demais stories;
  • Tags, use até 10 tags para relacionar ao conteúdo do seu Story Pin;
  • Prontinho, miga, agora é só publicar!

O Pinterest está se adequando às tendências, sem perder suas características

Podemos perceber que o Pinterest tentou seguir as funcionalidades que fazem sucesso em outras redes sociais mas, sem perder seu estilo e características próprias. Características essas que são tão queridas pelos usuários.

A nova função chega para agregar ainda mais para criadores de conteúdos, de todos os segmentos. De forma criativa você consegue fazer o que os seus seguidores do Pinterest esperam: um conteúdo de valor que resolva um problema ou agregue algo a que eles procuram. Agora é aproveitar tudo o que a plataforma te oferece, somada a sua criatividade para alcançar ainda mais pessoas e solidificar o seu negócio na internet.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment