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10 insights imperdíveis para se escrever um bom artigo

Miga, você tem algum medo de escrever? Tem a sensação de que escreve, cria textos e legendas incríveis, mas ninguém engaja? Você não está sozinha, essa situação é mais comum do que você pensa. Mas alguns detalhes e elementos para escrever um bom artigo podem te ajudar nesse processo de criação, fazendo com que suas copys sejam irresistíveis.

Elementos para escrever um bom artigo

Elementos para escrever um bom artigo

Muitas pessoas pensam que a era do blog já foi. Mas muito pelo contrário, ele voltou com muita força e vem ganhando cada vez mais popularidade e adeptos. As pessoas que gostam de consumir conteúdos profundos, com uma curadoria relevante sobre temas específicos e com textos que tragam uma boa leitura, comemoraram esse retorno. E não é para menos, mais do que um portal sobre conhecimentos acerca de um tema, um artigo vem para informar, entreter, cativar e até mesmo conquistar clientes. Por isso vemos tantas empresas entrando nesse mundo do blog, para se aproximar e criar laços com seus leads e clientes. Sendo assim, hoje eu compilei uma série de elementos para escrever um bom artigo e dicas de Copywriting para que você consiga escrever textos apaixonantes e que chamem a atenção dos seus clientes:

1. Títulos Irresistíveis

É o primeiro contato do leitor com o seu artigo, o elemento mais importante da sua copy. Títulos que funcionam bem são os que contem números, como, por exemplo “10 dicas de concentração para estudos” ou até mesmo com chamadas interessantes como: Manual para…, Guia Definitivo sobre…, Segredo Revelado…, etc.

2. Introdução Envolvente

Faça uma introdução que traga o leitor para o universo do texto. Uma ótima forma de fazer isso é fazendo perguntas, entregando o inimigo em comum (problema) e quais as soluções que seu artigo irá trazer. Lembrando sempre de escrever todo o seu texto de forma fluida e sutil.

3. Não canse o leitor

Sempre que possível escreva sentenças curtas ou com pausas. Esses elementos além de dar um “respiro” para quem lê, é uma forma de trazer uma reflexão rápida sobre o que está sendo lido, fazendo com que o leitor exerça seu próprio senso crítico e suas próprias opiniões sobre o tema que você escreveu.

4. Palavras de Transição

Se você escreve em um blog no WordPress, já deve ter visto que o Yoast SEO cobra muito sobre Palavras de Transição. Essas palavras são as responsáveis por tornar o texto mais agradável de ser lido e, de certa forma, tornam o texto mais fluido. Dessa forma, nada de ignorar o Yoast SEO, hein, miga!

5. Repetição com Moderação

Você pode usar a repetição de alguns termos ou até de pequenos trechos para fixá-los na mente do seu leitor. Porém, para que seu texto não fique repetitivo e cansativo, cuidado com o uso desse elemento.

6. Busque alternativas

Logo, se você quer evitar as repetições você pode buscar alternativas como o uso de sinônimos, por exemplo. Agora, se seu texto precisar de uma explicação e você está com dificuldades em fazê-la de forma clara, busque por analogias e comparações. Já se o seu conteúdo perder o ritmo, use as metáforas ou até as rimas.

7. Armas de Persuasão

Algumas palavras têm maior poder de persuasão como “garantido, revelado, aprovado, gratuito, grátis, novo, novidade, porque, agora, já, fácil e como fazer”. Você pode utilizar essas palavras ao longo do texto ou até mesmo no título, se fizer sentido com o artigo e sua estratégia, é claro!

8. Entregue de forma fácil

Textos escritos em linguagem simples têm maior engajamento. É mais fácil que funcione algo que a grande maioria entenda, do que algo que só um grupo menor entenda. Dessa forma, evite palavras rebuscadas e termos técnicos. Contudo, quando for necessário o uso de expressões, siglas ou abreviações é muito importante que logo em seguida você coloque o significado.

9. Sem objeções

Você já deve conhecer o seu público, saber quais as necessidades dele e principalmente quais as objeções dele com seu produto ou serviço. Sendo assim, mesmo que sua intenção com o texto não seja vender, e sim passar uma informação ou ideia, é importante quebrar as objeções que o leitor pode ter referente ao assunto. Quanto mais você educa o leitor dentro do universo do seu negócio e quebrando as objeções dele quanto a seu produto e serviço por meio de conteúdo, mais você aumenta o nível de consciência, preparando-o para a compra.

10. Não se esqueça do Storytelling

Já falamos aqui e aqui no blog que histórias conectam. É muito importante usar o Storytelling no seu artigo. Seja contando uma experiência, uma dificuldade ou até mesmo contando outra história qualquer, é a identificação entre o texto e o leitor que faz uma copy funcionar. Quando seu leitor se identifica com suas bandeiras, valores, com seu jeito e percebe que vocês têm um inimigo em comum ele passa a confiar mais em você e na solução que você propõe. Esse é um dos mais relevantes elementos para escrever um bom artigo.

Funil de Conteúdo

Em tempos de overdose de conteúdos, que são entregues cada vez mais rápido, fazer o seu cliente parar para ler um texto mais aprofundado sobre um tema é uma conquista para seu negócio. Quando isso acontece, sabemos que o leitor confia em você, na sua marca e no seu produto e serviço. Mais do que isso, ele já tem consciência de que precisa do seu conteúdo, e precisa se aprofundar mais universo do seu negócio.

Sendo assim, ele sempre volta para consumir mais do que você tem a ensinar. Por isso, ter um blog é tão importante, e escrever de forma assertiva encanta o seu cliente e faz com que ele permaneça no seu funil de conteúdo, até estar pronto para o momento da compra. Logo, escrever bem é importante, mas conhecer elementos para escrever um bom artigo somados a boas técnicas de copy é essencial para criar conteúdo para o seu negócio.

Infográfico 10 elementos para escrever um bom artigo
Infográfico Elementos para escrever um bom artigo. Fonte: Arquivo Pessoal Bianca Sofilio

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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