Itália: negócios que inovaram em tempos de crise
Miga, todos nós sabemos que essa não é a primeira nem vai ser a última crise da história. É claro que em momentos como esse que estamos vivendo, muitos falam sobre os impactos negativos gerados, que infelizmente, não são poucos. Porém, crise é igual a oportunidade. Aliás, você sabia que muitos negócios que inovaram em tempos de crise conseguiram se reestabelecer e ainda por cima se destacaram em seus respectivos mercados? Ou seja, a inovação é a única solução para se adaptar às novas circustâncias. Então, conheça duas empresas italianas que inovaram em tempos de crise e se tornaram referências em seus segmentos. Olha só!
Ferrero e a Nutella
Pietro Ferrero era dono de uma confeitaria em Piemonte, região conhecida pela produção de avelãs. Em 1946, devido à Segunda Guerra Mundial, havia pouca oferta de cacau para a produção de chocolates. Foi, então, que Ferrero teve a brilhante ideia de criar um novo doce com avelãs, açúcar e uma pequena quantidade de cacau. Logo a novidade estava à mostra no mercado em forma de blocos de corte. Cinco anos depois, ele transformou esse doce em uma versão em creme e batizou-o como Supercrema. Assim, nascia o precursor da Nutella.
Na década seguinte, Michele Ferrero, filho de Pietro, decidiu alterar a composição do doce, assim como o rótulo e o nome com a intenção de comercializá-lo em toda a Europa. O nome Nutella (baseada na palavra “nut”, avelã em inglês) e o logotipo surgiram no final do mesmo ano, permanecendo inalterados até hoje. Anos depois, o creme de avelã mais famoso do mundo se tornou referência e produto de desejo.
Se liga nesse números, miga: o Grupo Ferrero, hoje com um grande portifólio de produtos além da Nutella, faturou 11,4 bilhões de euros em 2019, um aumento de 6,2% em relação ao faturamento do ano anterior. Mas também, quem resiste a essa maravilha, hein?
Piaggio e a Vespa
Além da Nutella, outra grande marca se reinventou num momento delicado. No início da década de 40, a Piaggio, empresa já consolidada no mercado italiano, fabricava motores de aeronaves e aviões, entre outros meios de transporte, como trens e ônibus. Logo após a Segunda Guerra Mundial, o mercado aeronáutico já não era tão promissor. Ao mesmo tempo, a Itália estava se reerguendo e, os italianos, precisando se locomover. Com isso, Enrico Piaggio percebeu a oportunidade de criar um meio de transporte moderno e acessível para a população italiana.
Assim, nasce a Vespa, que marca o fim dos projetos e da produção aeronáutica da Piaggio. A nova scooter surgiu em 1946, mas somente a partir de 1958, com o lançamento da Vespa 125, o veículo fez sucesso de público e marcou épocas. Até o momento, foram produzidas mais de dezesseis milhões de unidades!
Definitivamente, a Vespa é um símbolo do design italiano e um dos produtos de design industrial mais famosos e desejados do mundo. Ela já foi exibida em museus de design, arte moderna, ciência e tecnologia e transporte em todo o mundo. Inclusive, faz parte da coleção permanente do Triennale Design Museum em Milão e do MoMA em Nova York. E você, miga, prefere um modelo assim mais vintage ou é do time do design totalmente moderno?
Tomou coragem?
Em suma, esses foram dois exemplos de diversos negócios que inovaram em tempos de crise e que, só assim, continuaram existindo e crescendo. A pandemia é apenas mais uma crise e só quem souber superá-la a partir das oportunidades novas vai conseguir se destacar no mercado.
Portanto, se você tem um negócio, tente enxergar o lado positivo de toda essa mudança que nos foi imposta e se reinvente! E depois, conta aqui pra gente como foi esse processo!
Aliás, aqui vai um texto que pode te ajudar a dar o primeiro passo: 5 tendências de mercado para o mundo pós-pandemia