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Aprenda a usar o humor na sua estratégia

Humor: aprenda a usá-lo na sua estratégia

Miga, não é de hoje que vemos empresas investirem em humor na comunicação com seus consumidores, certo? Aposto que você até já se apegou a uma marca por fazer isso (alô, dona Netflix!).

Maeve de Sex Education dando um risinho com humor

Fazer a gente rir é uma ótima forma de humanização e não estou falando apenas dos memes, que já abordamos aqui no blog. Nesse artigo, vamos conversar sobre as vantagens de utilizar essa estratégia e como você pode aplicá-la na sua marca para se aproximar do seu público. Vem ver e rir!

O que o humor proporciona?

A principal vantagem de utilizar o humor é que ele consegue criar um laço mais íntimo entre público e marca. A princípio, quando vemos algo engraçado somos tomados por uma sensação de bem-estar e felicidade. Isso acaba fazendo com que a gente se sinta mais próximo daquela marca, pois entende que “ela é gente como a gente”.

O humor torna as marcas mais humanizadas, porque através deles as empresas transmitem empatia, transparência, cultura e abre diálogos com que o público se identifique. Da mesma forma, a gente bem sabe que a maioria dos conteúdos virais da internet são humorísticos, e se sua comunicação ou campanha viraliza, mais divulgação você recebe e mais laços são construídos (é como um efeito dominó).

A identificação com o humor faz com que as pessoas queiram participar da cultura da marca, pois se sentem representados. Essa estratégia também gera engajamento e como eu já disse, engajamento constrói relacionamento, comunidade e conexão!

Mulheres humoradas

Cases de sucesso

Memes, situações, deboches, tudo isso é bastante comum vermos entre algumas empresas; por outro lado, isso não significa que todas fazem da mesma forma. Muitas marcas utilizam o humor em momentos pontuais, enquanto outras já têm esse espírito integrado na sua comunicação.

Abaixo, trouxe alguns exemplos de marcas que utilizaram o humor e geraram um engajamento enooorme dentro e fora das mídias sociais:

Burger King

Já conhecemos o Burger King por ser uma marca que brinca e se posiciona facilmente. Já exaustos com 2020, eles decidiram lançar uma campanha de Natal em pleno mês de julho. No fim do vídeo eles incluíram a frase: “Antecipamos o Natal pra ver se o ano acaba logo. Ofertas Natalinas do BK”. Seria meu sonho esse ano acabar?

Starbucks

A Starbucks entrou no mercado com um diferencial: perguntar o nome do cliente, para que tenhamos um produto “único” e personalizado. Essa ação aproxima a marca do cliente, porém, com a utilização das máscaras em suas lojas, após a reabertura no Reino Unido, ficou difícil para os baristas entenderem o nome das pessoas. Assim, eles lançaram essa campanha que brinca com a dificuldade que estão enfrentando ao anotar os nomes dos pedidos.

Netflix

Sem dúvidas a Netflix se tornou umas das marcas de maior destaque ao utilizar o humor em sua comunicação. Tanto que hoje ela é levada como referência para muitas empresas, pois a forma como o consumidor enxerga a marca é única e muito próxima de uma relação entre amigos. Isso acontece porque a Netflix investe nos memes, no deboche e nas piadas com seus próprios produtos (muitas vezes criadas pelo público).

Kayo Sushibar

Não poderia deixar Kayo Sushibar de fora. Em uma única peça eles conseguiram viralizar por integrar um assunto que já estava em alta de forma engraçada e ainda divulgando uma promoção. O que sempre dizemos aqui na Moving, migas? TIMING! Esse é um exemplo de que você não precisa ter uma marca enorme para investir no humor.

Cemitério Jardim da Ressurreição

Outro exemplo que eu adoro citar é o Cemitério Jardim da Ressurreição, afinal, quando você acha que não da para brincar com a morte, eles vão lá e:

O Cemi (o apelido deles) usa de forma muito inteligente o humor. Além disso, eles têm uma comunidade dentro do Facebook, na qual o integrante que mais engaja ganha uma capa em sua homenagem com sua foto numa lápide!

Quando investir no humor?

Tá bom, miga, a gente viu o quanto essa estratégia impacta e traz retornos positivos para as marcas, apesar disso, não é só inseri-la de uma hora pra outra na sua comunicação. Antes de colocar a estratégia em prática, você vai precisar analisar alguns pontos, como:

  • Seu público se interessa por esse tipo de comunicação?
  • Esse é o estilo de fala da sua brand-persona?
  • O humor “combina” com o produto que você oferece?

Por fim, vale lembrar: se seu humor ofende ou ridiculariza alguém, repense várias vezes antes de publicar. Internet não é terra de ninguém e sua marca para ser humana precisa ser empática, coloque-se no lugar do seu consumidor!

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

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