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4 Conhecimentos que uma empreendedora precisa ter

Miga se você é uma empreendedora ou pretende empreender e quer saber quais são os conhecimentos que você precisa ter, já pega o caderno e confere esse post porque vamos contar tudo!

Primeiro, quero te parabenizar pela preocupação e paciência em adquirir conhecimento, isso é muito importante para o seu negócio. Parabéns pelo cuidado e pela curiosidade em querer saber mais. Já para alinhar expectativas, sei que o seu tempo é corrido, então vamos focar apenas no essencial, ok?

Nesse sentido, todos os conhecimentos que serão colocados aqui servem para qualquer empreendimento; na real, eles são focados no que realmente impacta na sua empresa, independente do nível e área. Vamos lá!

1. Copywriting

Essa técnica é um conhecimento que você precisa conhecer para, pelo menos, ter uma ideia de como alavancar seu negócio, miga. Ela é uma forma de escrever textos persuasivos. Então, com uma copy (que é o texto) bem feita, você leva o seu leitor a tomar uma ação (isso pode ser desde uma compra do seu produto até ele te seguir nas redes sociais, por exemplo).

Copywriting está bastante em alta atualmente por conta dos infoprodutos e das vendas na internet. Sabe aquela página de vendas com textos irresistíveis que te faz comprar o produto na hora? Pois é, com certeza tem uma boa copy! Então, se você dominar o básico da escrita persuasiva e dos gatilhos mentais e aplicar, vai ser sucesso no seu negócio.

E se você quer estudar e saber mais sobre o assunto miga, a Rock Content está com o curso de copywriting gratuito nesse período de pandemia. Clica aqui e bons estudos! Eu fiz e amei.

Outra dica para saber mais sobre copy é esse livro considerado um dos melhores no assunto e também em vendas.

2. Storytelling

Esse conhecimento é essencial, é para você que precisa entender como contar uma boa história, e mais do que isso, como encantar seus clientes! Com o storytelling você adapta, desenvolve e conta histórias através de elementos (personagem, ambiente etc) com começo, meio e fim. Dessa forma, o principal objetivo é transmitir uma mensagem para quem está conectado com você.

Assim, ter esse conhecimento vai agregar e muito na sua jornada como empreendedora. Histórias no geral conectam, encantam, emocionam, seduzem e você pode aplicar essa técnica em diferentes estratégias, desde as suas redes sociais, envolvendo sua audiência “na sua história”, por exemplo, até em campanhas e lançamentos da sua marca.

Olha só o post da nossa miga Bianca como explica direitinho como você pode usar essa tática imperdível!

O vídeo abaixo também te dá um “cheiro” do que é essa técnica tão legal, mas você pode estudar mais sobre isso com esse livro e esse aqui, eu super recomendo!

3. Análise SWOT

Está aí uma análise que VOCÊ PRECISA conhecer, miga! Ela é muito importante, pois te ajuda a ter clareza e a tomar decisões pautadas nos pontos fortes e fracos, observando o ambiente interno e externo da sua empresa, além de te auxiliar a planejar estratégias. Swot é uma ferramenta gerencial simples e prática e significa:

  • Strengths – forças;
  • Weaknesses – fraquezas;
  • Opportunities – oportunidades;
  • Threats –  ameaças.
Matriz SWOT | Fonte: Juliana Carvalho

Então, os primeiros pontos (forças e fraquezas) são relacionados a sua empresa, é você olhar para dentro e mapear tudo o que observar nesse sentido. Já os dois outros pontos são sobre o ambiente externo: quais são as oportunidades que podem influenciar de modo positivo na sua empresa e quais ameaças podem impactar de forma negativa (lembrando que esses são pontos que você não pode controlar).

Nesse panorama, você pode fazer a análise SWOT no início da sua jornada como empreendedora, mensalmente ou sempre que sentir necessidade. Eu sou muito a favor de você conhecer bem a ferramenta e poder aplicar em seu negócio da maneira que achar interessante, logo adapte para a sua realidade.

Se você está gostando do post até agora, vai amar saber outras ferramentas nesse sentido, veja esse post e conheça mais 7 ferramentas que vão te ajudar e dar um up no seu negócio.

4. Marketing para empreendedora

Na real, não é bem esse termo, porque o marketing é um só e tem várias ramificações com suas especificações, mas você precisa possuir a base e aplicar no seu negócio. Assim, conforme for avançando, irá conhecer diversos detalhes e aprofundar no que faz mais sentido para você e sua empresa.

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”. (American Marketing Association)

Logo, existem diversas maneiras de aplicar as estratégias de marketing. Mas para você saber, em marketing digital falamos de: marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, otimização de conversão (CRO), marketing de busca (SEM) e outros. Também há conhecimentos legais para você saber acerca de inboud e outbound marketing.

Pelo menos esses conceitos e estratégias no universo digital é interessante você pesquisar e saber um pouco para tornar sua empresa forte no ambiente digital e ter um retorno interessante em termos de comunicação e vendas no panorama digital.

Enfim, não precisa ficar confusa, se assustar ou pensar que você precisa dominar tudo enquanto empreendedora e sair comprando mil cursos sobre o que eu trouxe aqui. Esse post é um norte para que você vá gradualmente estudando e aplicando.

Porém, como a Moving “faz tudo” haha, a Camila já criou um lugar seguro para crescermos juntas e aprendermos que é a Comunidade da Moving: já fica de olho para entrar quando abrirem as inscrições.

Até o próximo post, um beijo, miga!

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

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