Como a falta de diversidade no mercado afeta as marcas?
Falar de diversidade é, acima de tudo, falar sobre uma pauta social cada vez mais importante no nosso dia a dia, e no dia a dia do nosso negócio. 2020 está aí para provar isso: mesmo com a pandemia, a luta das minorias não parou, ganhou mais força no universo phygital. Contudo, é necessário abraçar cada vez mais as causas dessas minorias, porque ainda, muitas marcas falham, e a falta da diversidade impacta a imagem da marca e o consumo dela.
Ainda assim, existem casos absurdos de racismo, homofobia, machismo e capacitismo envolvendo empresas. Por isso, no artigo de hoje, vamos conversar como isso ainda é prejudicial e como é importante ter uma equipe diversa, para se ter um negócio que pensa no consumidor, seja ele quem for.
Por que precisamos falar sobre diversidade?
Falar sobre diversidade é entender que somos indivíduos plurais, nesse sentido, é necessário dar voz a assuntos como os direitos humanos e problemas estruturais da nossa sociedade. Segundo o artigo, Diversidade e inclusão: precisamos conversar sobre marketing inclusivo, da Hub Criação, existem três fatores principais da importância das empresas falarem sobre o tema:
- Esses são temas que têm mudado a forma como as pessoas se comportam;
- Isso se reflete diretamente no processo de identificação com uma marca;
- Sua empresa pode colaborar para um mundo mais inclusivo.
Além disso, dentro e fora da internet, as pessoas têm ganhado mais consciência e derrubado padrões de comportamento que estereotipam ou estimulam o discurso de ódio. Assim, as marcas devem seguir esse mesmo caminho, para representar aqueles que a consomem.
Segundo dados da Agência Brasil, “três a cada quatro mulheres, negros e pessoas das periferias, das classes C, D e E relatam que sofreram discriminação e constrangimento em comércios, apesar de juntos representarem 80% das intenções de compra no Brasil.”
“Aquilo que homens, brancos, da elite chamam de minoria, são na verdade, a grande maioria do mercado consumidor do Brasil” – Renato Meirelles
Marcas que dão exemplo
Contudo, a falta de representatividade ainda é um fator nas propagandas e marcas brasileiras. Ou seja, precisamos lembrar que a transparência é importante quando falamos desse assunto, e que a sua marca só pode fazer diferença se realmente pratica a pluralidade das pessoas, dentro e fora do negócio.
Ainda assim, existem inúmeras marcas que podemos citar que dentro e fora de seus muros lutam para diminuição dessas diferenças:
Skol
As propagandas de cerveja, normalmente conhecidas pela objetificação da mulher, vêm mudando ao longo dos anos. A exemplo disso, a Skol consegue transmitir a diversidade em suas campanhas e internamente, em sua empresa.
Um dado interessante sobre a Skol é que, segundo o site Mundo Negro, “Entre pessoas negras, a Skol é a bebida alcoólica mais consumida”.
Avon
Mesmo com a demora em reconhecer essas questões, a Avon, hoje, vem se engajando cada vez mais com essas questões. Além de estimular as pautas em propagandas, ela também as inclui internamente. Segundo notícia da B9, a empresa lançou o compromisso para contratação de mulheres negras em cargos de liderança.
E ainda:
Para entender mais sobre essas pautas
Sabemos que é importante, mas não tão simples entender essa luta, ainda mais quando está longe de ser nossa realidade (ao menos da minha, mulher branca-cis). Por isso, achei importante trazer algumas indicações de conteúdos para que você, miga, possa consumir e empatizar com essas situações. Segue a lista:
Influencers que falam sobre diversidade
- Giovanna Heliodoro (@transpreta)
- Luca Scarpelli (@transdiario)
- Nátaly Neri (@natalyneri)
- Alexandra Gurgel (@alexandrismos)
- Mariana Torquato (@marianatorquato)
Livros sobre o tema
- A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano
- O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras
- Pequeno manual antirracista
- Quem tem medo do feminismo negro?
- Homofobia para além das aparências
- Esclarecendo as deficiências: Aspectos Teóricos e Práticos Para Contribuir Para uma Sociedade Inclusiva
Artigos sobre diversidade na propaganda
- Empresas que pregam diversidade na publicidade devem praticar inclusão real em todo seu negócio
- Pesquisa mostra que preocupação com diversidade gera lucro às empresas
- Empresas que pregam diversidade na publicidade devem praticar inclusão real em todo seu negócio
TEDx
- 11 palestras do TED Talks sobre diversidade e inclusão
- 2 TEDx imperdíveis de mulheres negras
- 4 TEDx brasileiros sobre assuntos raciais para você assistir
Por fim, miga, se você participa de uma dessas lutas e acha que falta inteirar as outras migas sobre algo, não deixe de colocar nos comentários. Estaremos atualizando também sempre que aparecer um novo tópico, assim artigo será para todas e todes!