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Como a falta de diversidade no mercado afeta as marcas

Como a falta de diversidade no mercado afeta as marcas?

Falar de diversidade é, acima de tudo, falar sobre uma pauta social cada vez mais importante no nosso dia a dia, e no dia a dia do nosso negócio. 2020 está aí para provar isso: mesmo com a pandemia, a luta das minorias não parou, ganhou mais força no universo phygital. Contudo, é necessário abraçar cada vez mais as causas dessas minorias, porque ainda, muitas marcas falham, e a falta da diversidade impacta a imagem da marca e o consumo dela.

Imagem com personagens de Um Maluco no Pedaço

Ainda assim, existem casos absurdos de racismo, homofobia, machismo e capacitismo envolvendo empresas. Por isso, no artigo de hoje, vamos conversar como isso ainda é prejudicial e como é importante ter uma equipe diversa, para se ter um negócio que pensa no consumidor, seja ele quem for.

Por que precisamos falar sobre diversidade?

Falar sobre diversidade é entender que somos indivíduos plurais, nesse sentido, é necessário dar voz a assuntos como os direitos humanos e problemas estruturais da nossa sociedade. Segundo o artigo, Diversidade e inclusão: precisamos conversar sobre marketing inclusivo, da Hub Criação, existem três fatores principais da importância das empresas falarem sobre o tema:

  • Esses são temas que têm mudado a forma como as pessoas se comportam;
  • Isso se reflete diretamente no processo de identificação com uma marca;
  • Sua empresa pode colaborar para um mundo mais inclusivo.

Além disso, dentro e fora da internet, as pessoas têm ganhado mais consciência e derrubado padrões de comportamento que estereotipam ou estimulam o discurso de ódio. Assim, as marcas devem seguir esse mesmo caminho, para representar aqueles que a consomem.

Segundo dados da Agência Brasil, “três a cada quatro mulheres, negros e pessoas das periferias, das classes C, D e E relatam que sofreram discriminação e constrangimento em comércios, apesar de juntos representarem 80% das intenções de compra no Brasil.”

“Aquilo que homens, brancos, da elite chamam de minoria, são na verdade, a grande maioria do mercado consumidor do Brasil” – Renato Meirelles

Marcas que dão exemplo

Contudo, a falta de representatividade ainda é um fator nas propagandas e marcas brasileiras. Ou seja, precisamos lembrar que a transparência é importante quando falamos desse assunto, e que a sua marca só pode fazer diferença se realmente pratica a pluralidade das pessoas, dentro e fora do negócio.

Ainda assim, existem inúmeras marcas que podemos citar que dentro e fora de seus muros lutam para diminuição dessas diferenças:

Skol

As propagandas de cerveja, normalmente conhecidas pela objetificação da mulher, vêm mudando ao longo dos anos. A exemplo disso, a Skol consegue transmitir a diversidade em suas campanhas e internamente, em sua empresa.

Imagem da campanha Colors da Skol, onde as latas representam a diversidade da cor de pele
Campanha Colors Skol. Fonte: Meio & Mensagem

Um dado interessante sobre a Skol é que, segundo o site Mundo Negro, “Entre pessoas negras, a Skol é a bebida alcoólica mais consumida”.

Avon

Mesmo com a demora em reconhecer essas questões, a Avon, hoje, vem se engajando cada vez mais com essas questões. Além de estimular as pautas em propagandas, ela também as inclui internamente. Segundo notícia da B9, a empresa lançou o compromisso para contratação de mulheres negras em cargos de liderança.

E ainda:

Para entender mais sobre essas pautas

Sabemos que é importante, mas não tão simples entender essa luta, ainda mais quando está longe de ser nossa realidade (ao menos da minha, mulher branca-cis). Por isso, achei importante trazer algumas indicações de conteúdos para que você, miga, possa consumir e empatizar com essas situações. Segue a lista:

Influencers que falam sobre diversidade

Livros sobre o tema

Artigos sobre diversidade na propaganda

TEDx

Mulher dizendo tchau

Por fim, miga, se você participa de uma dessas lutas e acha que falta inteirar as outras migas sobre algo, não deixe de colocar nos comentários. Estaremos atualizando também sempre que aparecer um novo tópico, assim artigo será para todas e todes!

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

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