Pinterest: o que é e como utilizar
Primeiramente: o Pinterest não é apenas mais uma rede social! Ele é perfeito para os criativos e aqueles que buscam inspirações em imagens. Mas não para por aí! Nesse post vou te contar detalhes sobre essa rede social que conta com mais de 300 milhões de usuários! Vamos lá!
O que é o Pinterest?
Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Lá você pode descobrir, compartilhar e salvar ideias em formato de foto, imagem ou vídeo. Na plataforma o ato de “salvar ideias” é denominado como “pin“. Os pins podem ser salvos em pastas e subpastas, públicas ou privadas, que irão reunir diversas ideias sobre temas de seu interesse.
Criado em 2010, o Pinterest se posiciona como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo, com o objetivo de inspirar as pessoas a criar a vida que amam. Em 2012, foi responsável por levar mais visitas a sites varejistas do que o Youtube, o Linkedin e o Google+. No mesmo ano, foi eleita a maior startup de 2011 pelo site TechCrunch.
Quem são os usuários do Pinterest?
Em suma, o Pinterest é usado mundialmente como fonte de referências e inspirações a serem experimentadas na vida. Afinal, quem nunca usou a rede social para buscar aquela referência de look? Ou então para se inspirar na decoração para a casa?
Sobre os usuários e seus comportamentos, podemos destacar algumas estatísticas fornecidas pelo Pinterest:
Juntamente com outra pesquisa feita nos EUA pelo próprio Pinterest, temos:
- 68% dos usuários são mulheres com idade entre 25-54 anos;
- 40% dos novos usuários são homens;
- 7 a cada 10 mulheres são mães;
- 1 a cada 3 homens são pais.
Como o Pinterest é utilizado?
Segundo um estudo feito pela AG2 Publicis Modem em parceria com a Raquel Recuero, os cinco assuntos mais pinados no Pinterest são: comida, artesanato, decoração, estilo e beleza. Ainda nesse estudo, as palavras mais citadas deixam claro que é a plataforma é usada para arquivo pessoal e não para autopromoção, como é o caso de outras redes sociais, como o Instagram.
Pinterest para Negócios
Além do perfil de usuário, você pode utilizar o Pinterest para Negócios, que tem ferramentas e estatísticas voltadas à utilização estratégica de empresas.
Em uma pesquisa da We Are Social em parceria com a Hootsuite, mostra que apenas 8,5% das empresas do Brasil estão no Pinterest. Em contrapartida, 40% dos respondentes no Brasil, declaram ser usuários. Ou seja, essa baixa adesão por empresas brasileiras pode ser um grande potencial para as empresas que queiram explorar a utilização do Pinterest em suas estratégias, tendo em vista que provavelmente a sua concorrência não está por lá.
Contudo, quando pensamos no uso para marcas e empresas, ele vai muito além de um mecanismo de busca, é uma estratégia de marketing para ajudar a aumentar o engajamento no site ou blog e também das redes sociais. Você pode usá-lo como diferencial da sua empresa e reforçar o branding, deixando claro quais as bandeiras que movem a sua empresa, quais as referências que te inspiram, quais os pilares do seu negócio e como funciona o seu processo criativo.
Um ótimo case de sucesso é a Tastemade Brasil que diariamente posta pins de receitas em formato otimizado e avançado.
Pinterest Lens
Baseado no fato de que o Pinterest é um mecanismo de buscas visual, ele vem buscando formas de se diferenciar e fortalecer. Com isso, a plataforma criou o Pinterest Lens, em português, Busca pela Câmera, ferramenta que permite que você procure por objetos que encontra no mundo físico. Basta focar a câmera em um objeto, que o Pinterest irá buscar imagens similares ao que você procura. Nesse sentido, tanto pela ótica de usuário, quanto pela ótica de empresa é uma boa forma de usar esse diferencial para se destacar.
Por fim, fica claro que a plataforma é um mar de oportunidades pouco exploradas para quem pensa em usá-lo como ferramenta de negócio. Dessa forma, quem decidir aproveitar essas oportunidades colherá bons resultados e se destacará como marca presente no pensamento e na vida dos usuários.
Ainda há muito a se falar sobre Pinterest e suas particularidades, mas isso é assunto para vários outros artigos! Até o próximo post.