Como levar tráfego para seu blog usando o Pinterest
Que o Pinterest é incrível você já sabe, né miga? Lá encontramos referências e inspirações para tudo o que você pensar. Mas você sabe que é possível usar o Pinterest a favor do seu negócio, levando muito tráfego qualificado para o seu blog? Sim, é possível e é comprovado que o Pinterest é a ferramenta de maior valor, no âmbito do tráfego orgânico. Leia mais e leve tráfego para o seu blog usando o Pinterest.
Quando um usuário do Pinterest clica em um Pin para ver mais informações, lá essa ação é chamada de close-up, sabemos que ele tem real interesse no assunto do Pin. Se após o close-up, esse mesmo usuário clicar para ser redirecionado para o link deste Pin que, em geral, leva para um blog, fica evidente que ele está muito interessado no assunto ofertado e que ao ser levado para o blog ele se torna um potencial cliente.
Sem o Pinterest, para fazer esse caminho de levar uma pessoa para o seu blog, que esteja realmente interessada no assunto do seu negócio é difícil. Você iria precisar investir muito tempo em divulgação em outras redes sociais com pouco retorno e investir em tráfego pago, o que sem conhecimento no assunto pode ser um pouco complicado, além de ter um custo elevado por lead. É por esses e outros motivos que o Pinterest hoje tem crescido exponencialmente, tanto em usuários que navegam na plataforma, quanto em criadores de pins.
1. Pense sempre em palavras-chave
Você já sabe que o Pinterest não é uma rede social e sim um mecanismo de buscas. Por isso, a melhor estratégia para que você apareça nas buscas dos usuários é pensar em palavras-chave. Coloque-se no lugar do usuário que está buscando por algo que o seu negócio/blog oferece e pense: como eu buscaria por esse tema? Como eu buscaria por algo relacionado a meu serviço? É criando conteúdo pensado estrategicamente que seus pins terão visualizações, levando tráfego qualificado para o seu blog.
2. Otimize seu perfil
Ao escrever sua biografia, é importante deixar claro do que se trata o seu negócio, o que você faz, porém, escrever essas informações pensando nas palavras-chave também farão o seu perfil ser apresentado nos resultados de buscas. Além de escrever uma boa biografia, preencha todas as informações possíveis, colocando foto de perfil, link do seu blog, e-mail e reivindicando o seu blog e redes sociais. Dessa forma, quanto mais completo e otimizado é o seu perfil, mais ele terá relevância. E não se esqueça de ativar os Rich Pins, que deixam o seu perfil ainda mais profissional.
3. Gere tráfego para seu blog com o Pinterest
Ao criar os Pins, a estratégia de pensar em palavras-chave é ainda mais importante. Ao criar a imagem do Pin, pense no que chamaria a atenção do seu potencial cliente. O que vemos com frequência na página inicial do Pinterest e que funciona bem são imagens com um fundo legal, mas que não “roube a cena” e uma frase com cores contrastantes, em fontes de boa legibilidade e tamanho grande, fazendo o usuário que realmente se interessa pelo assunto clicar e ir para o seu blog.
Esse é o tipo de imagem mais comum, mas tudo é teste, e para ver se esse tipo de imagem funciona com sua audiência você precisa testar. Quando for postar o Pin, preencha tudo com o máximo de informação. Ainda pensando em palavras-chave, crie um título que chame a atenção do usuário, uma descrição breve falando sobre o que ele terá acesso ao clicar no pin e usando hashtags – sim, elas também funcionam no Pinterest, mas como já disse, faça testes e veja o que funciona para o seu negócio e sua audiência.
A roda do tráfego orgânico
Com essas otimizações, você já consegue criar pins que serão encontrados pelos usuários qualificados, e que leve tráfego qualificado para seu blog com o Pinterest. Vale a pena ressaltar que não adianta ter um pin incrível, otimizado e com uma imagem linda, se ao chegar no seu blog, o usuário não encontra um conteúdo de valor. Ou pior, não encontra nada do que foi prometido no Pin. Crie Pins verdadeiros, que tenham a informação que realmente será encontrada no artigo para o qual ele redireciona. Crie um artigo fantástico, que faça o usuário querer ler mais e mais do seu blog e consumir muito seu negócio. É assim que a roda do tráfego orgânico gira, vai se tornando automática e a cada dia você cresce mais no Pinterest. Cresce a ponto de ver um Pin criado há muito tempo ainda gerar muito tráfego para o seu blog.
O Pinterest já é ótimo para quem é apenas usuário. Todo tipo de inspiração e conteúdo está lá, por isso o seu também deve estar. Além dos Pins criados para gerar tráfego para o seu blog, você pode fortalecer seu perfil com imagens. Por exemplo, imagens próprias, de bastidores, estoque, sua mesa, produtos ou até mesmo ilustrações feitas pelo Canva. Diversificar o conteúdo e trazer referências do que faz sentido para o seu negócio, fortalece o seu perfil e te torna referência quando o assunto é fonte de inspiração. Dessa forma, pense as estratégias para usar todo o potencial do Pinterest a seu favor, miga!