Top

Guia do sono para empreendedoras cansadas

Pra começar eu desconheço uma empreendedora 100% descansada, mas muitas vezes isso tem a ver com a falta de sono de qualidade. Demorar para dormir, dormir pouco, acordar várias vezes durante a noite, sono que não restaura… Dormir mal pode acontecer de várias formas, mas independente de como for para você, algumas dicas podem te ajudar.

Os efeitos do sono ruim

Primeiramente, muita gente não entende os efeitos que um sono ruim tem no dia a dia e acaba não relacionamento diretamente com o sono. Não é só se sentir muito cansada. Muitas vezes a falta de sono também atrapalha o foco, afeta a consolidação de memórias, tende a deixar o humor mais irritável, aumenta a desatenção e assim uma atividade que você faria em 30 minutos acaba demorando 60. Esses fatores também podem impactar na sua tomada de decisão, miga! E muitas vezes a gente confunde com procrastinar, quando na verdade é o corpo tentando mostrar que precisa de uma pausa.

Vários estudos indicam que a privação de sono pode intensificar quadros como ansiedade, depressão e pode levar ao burnout pelo esgotamento crônico dos estoques de energia. Portanto, o sono precisa ser levado ainda mais a sério quando essas situações estão presentes.

Criança com sono dormindo em brinquedo carrossel

Ambiente

O ambiente interfere muito na qualidade do sono e muitas vezes a gente não percebe. Nosso corpo reconhece a luz forte como momento de estar acordado, mas não se limita a isso. O barulho e a temperatura também tem papel importante nisso. Não trabalhar ou estudar na cama também ajuda o corpo a reconhecer aquele ambiente como voltado para o descanso.

Planejamento

Ter um planejamento de atividades interfere até na hora de dormir. Sendo assim, se preparar para o dia seguinte é uma forma de evitar que você fique lembrando de várias coisas assim que deitar na cama. Evite dar ao seu cérebro a tarefa de lembrar, anote o quanto antes. Ter um caderno perto da cama pode ajudar muito nesse processo.

Telas

A tela do celular emite uma luz branca e forte geralmente bem próximo do rosto e também impacta negativamente em nosso sono. Vale também pra tela do computador, tablet e televisão. O ideal seria se afastar de todos, preparando seu corpo para dormir e assim direcionando para atividades mais tranquilas. A maioria dos dispositivos tem uma função que se chama “filtro de luz azul” que ajuda a reduzir esse efeito nocivo das telas sobre o sono tornando a tela mais amarelada. Ative já!

Desacelerar

Pelo menos 1 hora antes de dormir comece a preparar o seu corpo pra isso, com atividades mais tranquilas, como ler um livro. Trabalhar é uma atividade que tende a deixar o cérebro mais ativo, portanto evite trabalhar até a hora de dormir, pare pelo menos uma hora antes. Diminuir as luzes e barulhos do seu ambiente também pode ajudar a desacelerar.

Rotina Pré Sono

O cérebro entende muito bem sequências de tarefas e isso se aplica também a hora de dormir. Repetir as mesmas atividades na mesma sequência ajuda o corpo a entender que é hora de desacelerar. Um exemplo: jantar, tomar banho, vestir o pijama, ler algumas páginas de um livro tranquilo, apagar as luzes e dormir. Não necessariamente no mesmo horário, mas sempre na mesma sequência.

Durante o dia

O sono não se resume só ao que você faz imediatamente antes de dormir, mas o dia como um todo pode impactar nisso. Um ponto importante é evitar o consumo de substâncias estimulantes pelo menos 6h antes de dormir. Mas vale lembrar que estimulante não é só café, como também energéticos, guaraná, alguns tipos de chá, como chá preto, e alguns refrigerantes também contém cafeína. Mas um cházinho sem cafeína, como camomila, é muito bem vindo na rotina pré sono. Outro ponto importante é evitar dormir durante o dia, mesmo que seja por pouco tempo. Fazer atividade física também afeta positivamente o ciclo do sono.

Relaxamento Guiado

O relaxamento progressivo guiado é um exercício ótimo para fazer imediatamente antes de dormir. Clicando aqui você pode acessar um vídeo com essa técnica para testar ainda hoje.

Se esses itens externos estiverem em dia e mesmo assim seu sono continuar ruim, pode ser importante conversar com um médico para uma avaliação. Nunca se automedique! Lembre que o sono tem papel fundamental na saúde mental como um todo e merece atenção.

Se cuide e durma bem!

Mulher dormindo sorrindo

Uma psi descomplicando a saúde mental & falando sobre autocuidado, autoconhecimento e todos os outros auto's que só você pode fazer por você. Empreendendo 100% digital com terapia online e mentoria para outras psis. Sou psicóloga clínica (CRP 12/15901), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Comments

  • Marina
    3 de agosto de 2020

    Que texto fantástico, muito esclarecedor! A não obrigatoriedade em bater cartão, tem feito muita gente trabalhar 24h/24h.

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Sim, miga! Um saco, né? Mas esperamos que esse texto tenha te ajudado e possa ajudar outras pessoas também!

  • Maria Joana Morello
    7 de janeiro de 2021

    Eu precisava ler isso de novo pra tomar vergonha na minha cara e começar a regular meu soninho nesse começo de ano aaaaaaaa

    • Moving Girls
      7 de janeiro de 2021

      hahahahahaha isso mesmo, miga! Se o sono não estiver em dia, aproveita e conserta logo 😉

Post a Comment