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Público-alvo e persona: você sabe a diferença?

É bastante comum a gente ler e ouvir sobre a importância de entender e conhecer seu público-alvo e persona. Aqui no blog, já conversamos rapidamente sobre isso em outros artigos, mas você sabe a real diferença entre eles?

Mulher confusa com a diferença entre público-alvo e persona

O marketing é uma área que está em crescente evolução. Nesse sentido, é comum que com a chegada dos anos novos termos e estratégias sejam acoplados ao que já conhecemos. Nesse artigo, quero que você entenda a diferença entre esses dois termos e a importância de cada um para o seu negócio.

Público-alvo

Em primeiro lugar, temos o público-alvo: no meu artigo sobre “O que mudou na forma de fazer marketing?“, conhecemos todas as fases da área até os dias atuais, e vimos que a segmentação de mercado, a definição de público-alvo e posicionamento de mercado só começaram a surgir entre as décadas de 70 e 90.

Ou seja, já faz um tempo que estamos acostumados a ouvir esse termo e hoje é um passo imprescindível na abertura de um negócio, afinal se você vai ofertar algo, precisa saber para quem.

Homem entendendo a importância de definir o público-alvo

Miga, lembra daquela frase que sua mãe sempre fala: “Quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém”. Com seu negócio, essa mesma teoria se aplica, por isso que é tão importante que você defina seu público-alvo, que nada mais é que um grupo de pessoas que possuem problemas e necessidades semelhantes, ao qual sua empresa vai se dirigir.

Como definir seu público-alvo?

Para definir seu público-alvo da forma mais assertiva possível, você precisa ter as seguintes informações:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Hábitos de consumo;
  • Cidade;
  • Estilo de vida, etc.

Antes que, você saia por aí apenas respondendo essas questões com base no que você acha, é necessário que você faça uma pesquisa de mercado, e existem dois tipos: a pesquisa primária e secundária. Na pesquisa primária, você realiza entrevistas e questionários com grupos de clientes potenciais, essa pesquisa pode ser feita através das redes sociais e questionários, por exemplo. Por outro lado, com a pesquisa secundária, através de dados já coletados, é possível fazer uma análise deles, como as métricas, que é comum as mídias sociais disponibilizarem.

Exemplo do que é público-alvo
Exemplo do que seria a definição do público-alvo. Fonte: Laís Lumes

Ao contrário do que muita gente pensa, não basta conhecer apenas seu público-alvo para ter uma estratégia de marketing assertiva. Atualmente, essa definição é o básico. A seguir, vamos nos aprofundar em estratégias ainda mais necessárias para conhecer e conversar com seus consumidores.

Persona

Persona e/ou buyer persona, basicamente uma relação de amor e ódio para as empreendedoras. Como falei ali em cima, hoje ter o público-alvo definido é o básico de qualquer negócio, mas, mesmo assim essa informação não é rica em detalhes. É por isso que definir também sua buyer persona é tão importante. Afinal trata-se da representação fictícia do cliente ideal de um negócio, segundo a Resultados Digitais.

Homem entendendo o que é uma persona

Como chegar a sua persona?

Para definir sua persona, precisamos ir um pouco mais a fundo do que abordamos no público-alvo. Nesse sentido, aqui teremos também que analisar as seguintes informações:

  • Seu estilo de vida;
  • Mídias favoritas;
  • Hobbies;
  • Crenças e posicionamentos;
  • Hábitos de compra;
  • O que ela considera na hora da compra;
  • Quais são seus objetivos;
  • O que ela ama e odeia;
  • O que ela precisa ouvir;
  • E o que ela não aguenta mais ouvir;
  • Quais são seus valores, etc.

Tendo essas informações, damos um nome para essa persona e as utilizamos para validação de qualquer processo no marketing. Mas como conseguir essas informações? Nada disso pode ser baseado no que você acha, miga! Logo, as informações precisam ser reais, por isso você pode entender quem é sua persona através do público que já te acompanha.

Exemplo do que seria a definição de persona.
Exemplo do que seria a definição de persona. Fonte: Laís Lumes

Ou seja, faça uma análise das pessoas mais ativas nas suas mídias sociais, veja o perfil delas e suas ações, entreviste essas pessoas e trace pontos em comum entre elas. Além disso, indico esse artigo da Rock Content, onde o Vitor Peçanha, deu os 5 passos essenciais para criar a sua persona. Você também pode dar uma olhada nos nossos materiais em que abordamos sobre o assunto.

Público-alvo e persona: ilustrando as diferenças

Miga, eu sei bem como esse assunto pode ser um tanto confuso, por isso se ainda está difícil entender as diferenças entre público-alvo e persona, fizemos essa ilustração apontando as diferenças de cada um.

Ilustração com as diferenças entre público-alvo e persona.
Ilustração com as diferenças entre público-alvo e persona. Fonte: Laís Lumes

Eu posso ser minha própria persona?

A rainha da dominação mundial, vulgo Camila Vidal, acredita que a persona do seu negócio é um reflexo de você mesma. Durante nossa jornada empreendendo ou até na CLT, enfrentamos dificuldades, falta de informação e identificamos deficiências no mercado, por isso aquilo que criamos (nossas empresas e produtos) é resultado de todo esse processo. A Camila diz que “persona é o que a gente já foi em outras fases”. O que vale miga, é o que você acredita que faz mais sentido para o seu negócio!

Por fim, lembre-se de que esse artigo é para te ajudar, mas para isso você precisa colocar em prática as informações que coletou aqui. E caso você tenha mais dúvidas sobre o assunto, pode deixar aqui nos comentários ou me enviar um direct lá na plataforma Moving Girls, ou nas minhas outras mídias sociais.

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

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