Dicionário da empreendedora: termos que toda empresária deve conhecer
Miga, eu conheço a tua dor: ser uma empreendedora não é nada fácil. Tem muitas coisas que a gente precisa dominar para conseguir se sentir mais segura na condução do nosso negócio. Pensando em como te ajudar, listei 16 termos que fazem parte do universo do empreendedorismo e que precisam estar presentes no dicionário da mulher empreendedora. Vamos lá saber quais são?
Autorresponsabilidade
Vou começar pelo óbvio, né? Autorresponsabilidade é uma característica fundamental para quem deseja empreender. Ser autorresponsável é ser capaz de entender que você é responsável pelas suas escolhas e também pelas consequências delas.
Pode parecer clichê, mas empreender é tomar as rédeas da própria vida e isso não vai funcionar se você não desenvolver a autorresponsabilidade. Quando você resolve empreender ou você faz o que tem que ser feito ou não vai ter ninguém além de você para culpar quando algo der errado.
Branding
De forma simples, Branding diz respeito ao conjunto de estratégias que você vai utilizar para gerir a sua marca. Ao falar de marca é muito importante entender que isso não se limita a um logo, é algo muito mais amplo. Envolve propósito, valores, bandeiras, posicionamentos e todos os sentimentos que isso transmite ao seu público.
Talvez você queira saber por que raios isso precisa entrar no seu dicionário e eu te explico. Uma boa gestão de marca é fundamental para que o seu negócio de desenvolva de forma sustentável.
Controle
O controle é uma função administrativa básica que tem como finalidade verificar se os resultados estão dentro do que era previsto. E, se não estiver, te dá margem para perceber exatamente o que você precisa corrigir.
Dica: O seu planejamento pode ser a coisa mais linda e bem feita do mundo, mas se você não tiver o controle dos processos, um plano não vai te servir de absolutamente nada.
Dominação mundial
A dominação mundial não pode faltar no dicionário da mulher empreendedora, né? Afinal, nós da Moving Girls não aceitamos menos de você! Se você acredita no teu negócio, vai nessa e faz dar certo!
Estratégia
O termo estratégia merece um destaque especial no seu dicionário da empreendedora. Já grifa aí, tá? Na gestão de um negócio nada é feito de forma aleatória, tudo é pensado estrategicamente para atingir resultados.
“Estratégia é uma economia de forças.”
Carl von Clausewitz
Finanças
Miga do céu, isso é muito sério! Cuide das suas finanças!
É muito importante controlar todos os seus custos e despesas, registrar todas as suas receitas e administrar seu capital de giro. Além disso, uma dica valiosíssima é separar as suas finanças pessoais das finanças do seu negócio, ok? Porque se não a gente gasta tudo com bolsa, sapato, brusinha e vira a própria Becky Bloom de “Delírios de consumo de Beck Bloom”.
Gestão de pessoas
Gestão de pessoas é uma área da organização que tem como objetivo atrair, desenvolver e reter talentos e isso envolve contratar pessoas cujos objetivos individuais sejam alinhados aos organizacionais, aplicá-las as suas devidas áreas, criar condições para que elas se mantenham e se desenvolvam e acompanhar todo esse processo oferecendo feedbacks construtivos.
Você pode estar pensando: “Ah, mais o meu negócio é pequeno, não tem equipe.”. E eu te pergunto: “E ele não vai crescer não, mulher?”
No momento em que o seu negócio começa a crescer, crescem com ele as responsabilidades. Você vai precisar ser produtiva, resolver problemas, gerenciar processos, equilibrar a vida pessoal e profissional e ainda manter a saúde mental no meio de tudo isso. Não tem jeito, vai chegar um período em que você vai precisar de uma equipe e isso pode ser bom para você. Centralizar tudo só toma o seu tempo e te impede de focar no que é realmente importante.
Inovação
Inovação é um conceito que está totalmente ligado ao empreendedorismo. Inovar é fazer diferente. Sabe aquele negócio de não se conformar em seguir a boiada? Pronto, é isso!
Know-how
Lê-se: /nouhau/
O nome é difícil, mas a explicação é bem simples. O Know-how é um termo do inglês que significa “saber como”. Aplicado ao empreendedorismo esse termo se refere ao domínio prático que o empreendedor tem de uma determinada área. Por exemplo, se eu quero prestar um serviço de mentoria, eu tenho que ter know-how nessa área.
O know-how é uma consequência da experiência e está muito ligado à construção de uma autoridade no mercado.
Liderança
Conceitua-se liderança como a habilidade de mobilizar e conduzir pessoas para a realização de um objetivo e isso nada tem a ver com cargo, título ou posição hierárquica. Liderança se faz com exemplos. Não importa o tamanho da equipe, mesmo que ela seja de uma pessoa, enquanto líder você precisa ser um exemplo para ela.
Marketing
Antes de tudo, marketing não é propaganda, ao contrário do que a gente escuta muito por aí. A propaganda é apenas uma das ramificações do marketing. Marketing é um conjunto de estratégias. É tudo cria para entender quem é o seu cliente e o que você pode fazer para se conectar com ele. O marketing é uma área organizacional, assim como a área de finanças e produção, por exemplo, e não existe empresa sem ela.
Nicho
O mercado é um espaço abrangente que compreende muitas áreas, o nicho é uma fatia desse mercado. Definir o seu nicho pode te ajudar a concentrar os seus esforços em uma lacuna do mercado que te ofereça maiores possibilidades.
Organização
O termo organização, assim como o planejamento, a direção e o controle, trata-se de uma função administrativa básica que tem como finalidade coordenar os recursos de forma que facilite a execução dos objetivos. A organização está presente em todos os aspectos da rotina de um empreendimento, inclusive na rotina pessoal do empreendedor.
Planejamento
Planejamento é o processo de preparação para a execução de uma ideia. O planejamento encontra o empreendedor antes mesmo de ele se tornar um e nunca mais o abandona, viu? Porque a cada ciclo, cada meta, cada lançamento, um novo planejamento é direcionado.
Sustentabilidade
No dicionário da mulher empreendedora este termo tem que estar grifado, em negrito, itálico e sublinhado. A palavra sustentabilidade, no contexto empresarial, diz respeito a permanência de uma empresa em um determinado nível. Geralmente, este termo é associado à pegada ambiental, mas vale lembrar também está ligado ao aspecto social e econômico de um negócio. Esses três fatores precisam estar alinhados para que a empresa alcance de fato a sustentabilidade.
Tendências
Tendência é o caminho pelo qual alguma coisa tem naturalmente se direcionado. Quando se trata de empreendedorismo, é importante que você saiba que observar as tendências de mercado é fundamental.
Ahhh, o T também é de Terapia, ta? Fundamental na vida do empreendedor! Anote isso!
Por último, eu quero te dizer mais uma palavra, mas esta é para você saber que ela não deve estar no dicionário da mulher empreendedora. A palavra é desistir. Miga, você é f*d@ demais pra não viver a vida que quer viver. Se errar, aprenda, recomece, mude a estratégia, mas não desista. Você merece a dominação mundial!