Estratégias de Copywriting para um texto incrível
A princípio sabemos o que é Copywriting, mas não basta escrever bem, é preciso usar estratégias para conquistar o leitor através da escrita. Contudo, ao planejar estratégias de Copywriting, algumas áreas não podem ser deixadas de lado, sabia? Abaixo te conto quais são essas áreas e estratégias, vamos lá?
Antes das estratégias…
Pesquisa
Um blog referência em determinado assunto, só alcança o sucesso com um conteúdo incrível e que atenda às necessidades e expectativas do seu público. Dessa forma, é preciso escrever artigos com conteúdos que sejam realmente relevantes e que além de entreter, sejam capazes de educar e isso só é possível através de muita pesquisa!
Objetivo
Escrever sem ter clara uma estratégia e qual objetivo a ser alcançado é desperdício de tempo, conteúdo e de atenção do seu leitor. Assim, ao pensar em Copy, tenha uma linha de raciocínio que seja pautada na pesquisa de palavras-chave e na jornada do Funil de Vendas. Ter um calendário editorial, destacando abertura de campanhas e datas especiais é uma boa maneira de criar conteúdo estrategicamente, sem parecer forçado.
Exclusividade
A todo instante um novo conteúdo é postado na internet, e fazer mais do mesmo não gera autoridade e confiabilidade para seu blog. Porém, investir em conteúdos que vão além do básico, garantindo que sejam únicos, incríveis, relevantes e transformadores é o que fará seu leitor optar pelo seu conteúdo e não por outro.
Estratégias de Copywriting para uma boa escrita
Em suma, definidas as estratégias, alguns pontos são importantes, para garantir que a Copy atinja o objetivo esperado. Alguns desses pontos são:
Saiba para quem você escreve
Para ter um texto com muitas visitas e alto engajamento é preciso saber quem é seu público e escrever diretamente para ele. Dessa forma, você terá um texto alinhado com as expectativas dos leitores e que esteja próximo do universo deles.
Defina as características de escrita
Seu negócio deve ter um universo e uma abordagem específica com seu público, e ao escrever é imprescindível que use o tom e linguagem do universo do seu negócio e que sejam facilmente reconhecidos e entendidos pelo público.
Títulos Irresistíveis
Sabemos que a primeira impressão é a que fica, e no caso de textos, ter títulos impossíveis de serem ignorados é o que despertará a vontade do leitor em continuar a leitura. Além de ser muito relevante em sites de buscas, o título é o cartão de visitas do seu texto. Nos títulos é possível fazer perguntas que despertem curiosidade, apresentar o tema de forma que sugira uma provocação, utilizar números, fazer comparações, entre tantos outros artifícios. Lembrando que é preciso deixar claro qual assunto será abordado, qual solução será entregue ou qual dificuldade será solucionada.
Crie conexão
Uma relação de confiança é estabelecida através de uma conexão com seu público. Uma forma de criar conexão é escrever de forma que seu leitor sinta que o conteúdo foi escrito para ele, mostrando que você quer muito mais do que vender um produto/serviço, e, sim, ofereceR conteúdos que ele precisa. Nesse sentido, outra forma de gerar conexão é através do Storytelling, que por ser uma abordagem sensível, evoca o lado emocional do leitor, fazendo com que ele seja capaz de vivenciar tal evento narrado.
Não se esqueça da ação
O objetivo de uma boa Copy é levar o seu leitor a tomar uma ação, para isso invista em verbos imperativos que podem ser usados no título, subtítulos ou CTA, provocando no leitor o sentimento de urgência ou até de escassez, levando-o a tomar a ação desejada.
Quebre objeções
Objeções são as dúvidas que seu público tem sobre seu produto/serviço ou negócio. Frequentemente uma boa Copy pode transmitir confiabilidade e autoridade, eliminando qualquer dúvida do leitor. Todavia, é importante que você esteja preparada para responder a qualquer questionamento que possa surgir
Seja Autêntica
Seja você mesma em todos os sentidos. Quando você escreve do mesmo jeito que você fala, além de gerar um reconhecimento instantâneo fortalecendo o universo de marca do seu negócio, o seu texto fica mais natural e fluido, facilitando a conexão com o leitor.
Nunca esqueça do assunto principal
Como em uma redação, uma Copy tem Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Uma forma de reforçar ao longo do texto o seu assunto principal, é apresentá-lo na introdução, falar dos benefícios e detalhes no desenvolvimento e reforçar a sua importância na conclusão.
Por fim, em uma Copy, leve sempre em consideração a experiência do leitor, quais sentimentos e pensamentos serão despertos com a leitura. Muito além de vender, queremos disseminar conteúdo de qualidade e levantar nossas bandeiras. Contudo, é preciso sempre pensar em como cada conteúdo impactará o leitor. Não basta só pensar no racional e nas conversões, mas principalmente focar no emocional, que envolve e cativa o leitor, trazendo-o para o universo do seu negócio, gerando senso de pertencimento e proximidade.