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Nicho: como escolher o seu de maneira assertiva

Antes de começarmos a compartilhar conteúdo na internet, a primeira pergunta que vem na nossa mente é: “sobre o quê?”. Por isso, é muito importante falarmos sobre nicho e como você pode escolher o seu de maneira assertiva e responsável! Aliás, quem vos fala é uma jovem que já mudou de nicho, pelo menos, umas 30 vezes. Como resultado, hoje me sinto realizada dentro do meu e quero te ajudar a chegar lá!

Desmistificando o que entendemos de nicho

Calma, miga! O primeiro passo é você desconstruir algumas visões limitadoras que você tem sobre essa palavra. Para começar, seu nicho não é uma área específica e única no universo! Portanto, o grande segredo é você entender que o nicho pode ser uma junção do que você ama e não simplesmente aderir a um nicho já existente. Aliás, eu acredito que nichos criados a partir da singularidade de cada um são mais fortes e resistentes.

O meu longo processo

Quando comecei a criar conteúdo, eu escolhi falar de tudo que eu amava: design, Instagram, marketing, jornalismo, assessoria de imprensa… Até que eu não estava conseguindo me comunicar realmente bem com ninguém!

Sem nicho ainda
Feed do meu instagram quando eu não tinha um nicho definido | Fonte: Arquivo Pessoal

Logo depois, comecei a analisar minha história e o que eu poderia extrair disso para comunicar o que acreditava ser importante. Já contei pra vocês o quanto ter uma marca pessoal desenvolvida me ajudou na minha carreira, né, miga? Então, logo pensei em falar sobre isso!

Com o tempo entendi que meu sangue era de marketeira e marca pessoal era muito denso e complexo para o que eu queria comunicar. Novamente mudei meu nicho, mas dessa vez não tanto. Comecei a falar de marketing pessoal, ou seja, a parte marketeira da marca pessoal.

Marketing pessoal
Feed do meu instagram quando eu falava de marketing pessoal | Fonte: Arquivo Pessoal

Mesmo que eu amasse falar de marketing pessoal – e ainda amo -, eu me sentia muito limitada. Sempre respeitei muito os conceitos impostos do que era a área X do mercado e isso me acrescentava muito na hora de criar conteúdo. Como resultado, comecei uma busca interna gigantesca no que eu poderia, de fato, me especializar. Foram meses de estudo, autoconhecimento e dedicação, até que eu encontrei.

O marketing de autoridade surgiu como uma luva para mim, pois abrangia tudo que eu mais amava: marketing pessoal, assessoria de imprensa, design, experiência, credibilidade, etc. Foi como me encontrar! Só que tinha um problema: eu nunca tinha visto ninguém falar sobre isso!

Marketing de autoridade
Feed do meu instagram quando eu encontrei meu nicho | Fonte: Arquivo Pessoal

Enquanto uns achavam um desafio, eu encarava como uma missão! Criei meu próprio método de autoridade com base no que eu sei, aprendi e construí. Hoje sou uma das únicas a falar sobre isso no Brasil e digo com toda certeza que ter um nicho me fez ter destaque. Hoje eu tenho duas linhas editoriais: autoridade e infoprodutos, sendo que essa segunda foi adicionada depois! Eu explico melhor sobre isso aqui:

A teoria do fio condutor

Existe um esquema bem legal para conseguirmos definir um nicho e é a teoria do fio condutor (muito similar a T-Shaped). Com base nela, você escreve sua principal área e, depois, adiciona à sua área as habilidades que você tem. Como resultado, suas habilidades vão potencializar seu nicho, te tornando única em meio à concorrência. Confira na imagem:

Nicho e fio condutor
Gráfico do fio condutor | Fonte: Equipe Moving Girls

Você tem um exercício agora, miga! Baixe o material a seguir e defina o que você gosta de fazer e faz muito bem. Depois, estude a possibilidade de mesclar todas essas habilidades em um nicho, que pode ser existente e novo. O importante é você não deixar nada do que ama de fora!

Especialistas, generalistas ou multipotenciais?

Existe uma discussão enorme quando falamos de nichos, já que muitas pessoas acreditam que nichos são inimigos do ser multipotencial. No artigo que escrevi sobre o assunto, mostro como sua multipotencialidade pode ser uma mola propulsora para sua especialidade sem te prender!

Melhor do que você escolher algo que já existe no mercado, é você juntar todas as suas paixões e definir uma especialidade única. Isso não te faz menos multipotencial, mas te ajuda a ser mais assertiva, miga!

Sobre ser assertiva e confiar na sua intuição

Às vezes tudo o que a gente precisa é ouvir a nossa inquilina interna: a intuição. Nós nunca seremos 100% assertivas ao começar alguma coisa, miga! É tudo parte do processo e cada “erro” é importante para te fazer melhor no futuro. Tenha em mente que o nicho pode mudar com o tempo e tudo bem, desde que você tenha muito bem definido o que você quer alcançar.

Millennial com orgulho, disruptiva e apaixonada por impulsionar mulheres a serem autoridades e monetizarem seu conhecimento na internet!

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