Os 3 tipos de planejamento e suas diferenças
Oii, miga! Tenho falado muito de planejamento essas últimas semanas e algo que tento sempre reforçar é a diferença entre o planejamento estratégico, tático e operacional.
Todos eles seguem a mesma lógica, mas cada um com sua particularidade, tratando-se desde o longo prazo até o curto prazo de uma forma bem minuciosa. Então, vamos ao que interessa: quais são esses tipos de planejamento e qual a diferença entre eles?
O que é planejamento?
Para começarmos esse papo, nada melhor do que entendermos de fato do que se trata. Planejamento é como se fosse uma preparação para alcançar determinado objetivo, é todo o caminho que você vai seguir para realizar determinada meta.
É bom lembrarmos que isso vai muito além de uma lista para organizar seu dia! Você pode fazer um planejamento a longo prazo (10 anos ou mais), médio prazo (2 a 5 anos) e curto prazo (até 1 ano). Vamos lá!
1. Planejamento estratégico
Quando falamos de estratégico, devemos ter em mente que se trata do longo alcance. Logo, quando falamos do nosso futuro mais distante (o famoso longo prazo) é dele que estamos falando.
Esse é o passo mais complicado para muitas pessoas, já que a maioria delas tem um certo bloqueio quando se trata do futuro e não conseguem pensar nele de uma forma positiva por terem medo do que há por vir.
2. Planejamento tático
Logo depois, temos o planejamento a médio prazo: é o que tratamos no tático. Quando falamos dele, nos referimos em um período de 2 a 5 anos. O problema é que muitas pessoas pensam que essa etapa é ”desnecessária” e que o que importa seria fazer apenas o planejamento a curto e a longo prazo. No entanto, o que acontece nesse período é tão importante quanto o início ou o objetivo final, por isso tenho o costume de dizer que todos os 3 tipos são igualmente importantes; cada um tem seu papel e não deveria ser deixado de lado.
3. Planejamento operacional
Para finalizar, temos o operacional, que costumamos trabalhar mais em cima (curto prazo). Falamos sobre isso quando se trata do que estamos vivendo no período de um ano. Esse costuma ser a etapa em que mais trabalhamos, já que aqui fazemos o planejamento anual, semestral, trimestral, mensal, semanal, diário e por aí vai.
É nessa hora que trazemos tudo para a nossa realidade e tornamos os processos reais; quando trazemos o nosso planejamento a longo prazo para a nossa realidade e planejamos a nossa rotina de forma eficiente.
Para concluir, gostaria de falar sobre algo muito importante que deveria ser bem claro quando falamos de planejamento operacional. Cada pessoa se adapta a uma ferramenta diferente e é completamente normal se fulana usar o planner e se adaptar, mas não for o melhor para você. Cada pessoa tem uma ferramenta que atende as suas necessidades!
Dá uma olhadinha nesse vídeo super didático pra você não confundir nem pensar que essa tarefa de planejar é supéflua para o seu negócio, hein, miga!
É isso, miga, espero que tenha esclarecido as suas dúvidas e que você tenha conseguido compreender como funciona tudo isso.